1
resposta

VScode

Olá.

Tenho uma dúvida, até então não havia utilizado o Pycharm, então estava seguindo os mesmos passos no vs code, porém me deparei com o seguinte erro:

Error: Could not locate a Flask application. You did not provide the "FLASK_APP" environment variable, and a "wsgi.py" or "app.py" module was not found in the current directory.

Sei que tem algo a ver com setar as variáveis de ambiente, porém mesmo seguindo os passos corretos, não consegui fazer rodar.

Gostaria que pudesse me auxiliar nesse caso, já que nem sempre utiliza-se o Pycharm.

Obs: no pycharm funcionou normalmente

1 resposta

Olá Ana! Tudo certo? Espero que sim. 🙂

Uma questão que pode estar acontecendo ao utilizar o VScode, seria a questão da criação de ambientes virtuais. É recomendado a utilização de um ambiente virtual para cada projeto em Python que construímos. O Pycharm cria automaticamente um ambiente virtual e usa o mesmo para rodar o projeto, porém, o VScode não faz a mesma coisa, tendo que criar o ambiente virtual manualmente.

Sugiro que confira o artigo Ambientes virtuais em Python. Nele, você vai aprender a criar um ambiente virtual manualmente direto na linha de comando.

Um passo a passo que poderia resolver a questão seria:

  1. Criar o diretório do projeto da Jogoteca;
  2. Criar um ambiente virtual seguindo os passos do artigo citado acima;
  3. Instalar o flask através do código pip install flask==2.0.2;
  4. Continuar a codar o projeto como mostrado nas aulas;

Importante:

Para rodar o arquivo jogoteca.py pode ser necessário faze-lo através do prompt cmd. Para tal, basta que, uma vez tendo o ambiente virtual ativo, digite o seguinte código: python jogoteca.py.

Espero ter ajudado! Quaisquer dúvidas, estou à disposição. 😉

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software