Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Volumes no Docker-compose

Olá... Quando eu mapeio um volume no arquivo docker-compose.yml para uma disco da máquina- exemplo o mysql da aula 6, os dados são persistidos de forma direta fora do container? Ou seja, posso monitorar de fora do container os arquivos de log que estão sendo gerados de dentro do container?

Obrigado

1 resposta
solução!

Olá Rogério,

Exato, sempre que precisamos persistir dados devemos fazer o mapeamento de volumes. Os containers tem como características serem efêmeros, ou seja, com um curta duração. Dessa forma, se não tivéssemos o mapeamento de volumes, sempre que um container parasse de ser executado, os dados persistidos seriam perdidos. Dessa forma, quando mapeamos um volume da nossa máquina para o container no docker, estamos na verdade persistindo os dados como.

Exato, quando você mapeia um volume, tudo que está sendo persistido no container, está na verdade sendo persistido para o diretório da sua máquina local que você utilizou para fazer o mapeamento, por exemplo, se você tiver um arquivo index.html no diretório /var/www/html de um container e esse diretório estiver mapeado com o diretório Documents da sua máquina local, você vai conseguir ver o conteúdo do index.html no diretório Documents de sua máquina local.

Abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software