1
resposta

Volumes em um cluster

No caso de um cluster onde temos x workers, o Kubernetes replica o dado entre os workers? Não fica claro se o dado é replicado ou se é apenas um ponto de montagem (equivalente ao 'volumes' no docker). Um BD mySQL com HA é bem mais complexo do que o que foi abordado nesse tópico, seria interessante atualizar para um caso mais prático do dia a dia (ninguém coloca seus dados em um único volume sem replicação) ;-)

1 resposta

Olá Leandro, tudo bem? Sim, a ideia é que os pods, ou os serviços, o que geralmente é o que usarmos, faça com que os pods sejam replicados entre os vários workers do nosso cluster. Quando a banco de dados, acho que foi uma abordagem didática, logo que num cenário real, se temos um cluster com vários workers, precisamos centralizar o banco de dados ou replicar os dados entre essas replicadas de banco de dados, o mais simples é usar um serviço de banco de dados central que garanta o disponibilidade, como o serviço RDS da AWS.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software