Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Volumeclaim pendente

Boa tarde!

Apliquei o arquivo mysql-volumeclaim.yaml no cluster do Google, porém ele fica no status "pending" por mais de meia hora e não concluí. Deletei o cluster padrão e recriei como "autopilot", porém o problema persiste. O volume fica pendente de criação e não finaliza.

Alguém com alguma ideia do motivo?

volumeclaim pendente

1 resposta
solução!

Oi Cesar, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar. Vi que você já finalizou o curso, que bom! Irei dar dicas do que pode ter acontecido.

O status "pending" em um volume claim no Kubernetes geralmente significa que o provisionamento do volume ainda não foi concluído. Existem algumas possíveis razões para isso acontecer.

Uma possibilidade é que não haja recursos de armazenamento suficientes disponíveis no cluster para atender à solicitação de volume. Nesse caso, você pode tentar aumentar os recursos de armazenamento disponíveis no cluster ou reduzir a solicitação de volume no arquivo mysql-volumeclaim.yaml.

Outra possibilidade é que haja algum problema com o provedor de armazenamento em nuvem que você está usando. Por exemplo, pode haver uma restrição de cotas ou algum problema de conectividade com o provedor. Nesse caso, você pode entrar em contato com o suporte do provedor de nuvem para obter mais informações sobre o problema.

Além disso, verifique se você está usando a configuração correta no arquivo mysql-volumeclaim.yaml. Certifique-se de que o nome do volume e as configurações de armazenamento estejam corretos.

Se nenhuma dessas soluções funcionar, pode ser útil verificar os logs do Kubernetes para obter mais informações sobre o motivo pelo qual o provisionamento do volume está pendente. Você pode usar o comando kubectl logs para verificar os logs dos pods relacionados ao volume claim.

Um abraço e bons estudos.