Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Voltar para a tela inicial do terminal após mensagem de Merge branch

Na aula 5 em 2m46, ao tentar fazer o git push origin master o terminal exibe a mensagem do merge. Até aí, beleza.

Após a explicação desta mensagem, em 3m05, o professor fala, "vamos aceitar a mensagem de commit que ele colocou aqui para a gente" e volta para a tela inicial do terminal.

Mas como ele fez isso??

Essa tela apareceu para mim algumas vezes e eu não conseguia voltar por nada. Uma delas foi tentando um vim arquivo.html: eu não conseguia alterar o arquivo e nem voltar a tela anterior.

Como fazer isso no Git Bash?

8 respostas

Boa tarde Yuri,

Faça esse teste, quando a tela aparecer aperte "ESC" depois digite ":wq" depois dê enter e veja se você sai dessa tela.

Abraços

Oi, Vinícius.

De fato, o comando funciona. Obrigado. Mas, e se eu quiser submeter a mensagem ou realizar o proposto por ela?

Por exemplo, eu tentei editar um arquivo pelo vim, não consegui e saí com o comando que me mandou. Agora, ele virou um .swp.

Ao fazer um git commit -a e pedir para excluir este arquivo de troca, vai para esta tela que falei com a seguinte informação:

# Please enter the commit message for your changes. Lines starting
# with '#' will be ignored, and an empty message aborts the commit.
#
# On branch master
# Changes to be committed:
#       modified:   index.html
#
# Untracked files:
#       .index.html.swp
#
~
~
~
~
~
~
~
~
~
~
(...)

Fazendo o comando que mencionou ou :qa, o sistema aborta e volta para a tela inicial e eu continuo sem poder fazer o commit.

yfontenla@info_05 MINGW64 ~/git/curso-git (master)
$ git status
On branch master
Changes not staged for commit:
  (use "git add <file>..." to update what will be committed)
  (use "git checkout -- <file>..." to discard changes in working directory)

        modified:   index.html

Untracked files:
  (use "git add <file>..." to include in what will be committed)

        .index.html.swp

no changes added to commit (use "git add" and/or "git commit -a")

yfontenla@info_05 MINGW64 ~/git/curso-git (master)
$ git commit -a
Aborting commit due to empty commit message.

O que fazer?

[]'s

solução!

Bom, vamos lá,

Quando essa tela abrir digite a tecla "i" , com isso você entra no mode de "inserção" do vim, digite a sua mensagem depois digite "ESC" para sair do modo de inserção. Agora digite ":wq" e tecle enter, isso vai fazer o arquivo fechar e salvar suas alterações.

Maravilha! Consegui dar o commit com as informações que me passou, mas o untracked file .swp continua lá. rs

yfontenla@info_05 MINGW64 ~/git/curso-git (master)
$ git commit -a
[master 3525aaa] "remoção do untracked file index.html.swp"
 1 file changed, 1 insertion(+), 1 deletion(-)

yfontenla@info_05 MINGW64 ~/git/curso-git (master)
$ git status
On branch master
Untracked files:
  (use "git add <file>..." to include in what will be committed)

        .index.html.swp

nothing added to commit but untracked files present (use "git add" to track)

Sabe como faço para removê-lo?

Arquivos com a extensão .swp são criados pelo vim para guardar as alterações dos seus arquivos que não foram fechados. Se você já fechou o arquivo com ":wq" e deu commit e push ele não deveria mais existir.

Verifique se todas as alterações estão salvas e comitadas, se tudo estiver ok pode deletar ele.

Removendo ele direto do diretório ou pelo bash?

Tanto faz, esse arquivo simplesmente não devia existir, deve ser resquício de algum erro.

Beleza. Excluí manualmente mesmo. Está normal agora.

Valeu, Vinícius! (Y)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software