Opa, fala aí, Francisco! Tudo certo? =)
Acho que sua dúvida ficará mais clara se você entender o porquê de você criar uma função... O fundamento para você querer criar uma função, ou método, é você reutilizar código, ou seja, reaproveitar um trecho que pode se repetir, alterando apenas um parâmetro (valor), que será informado.
Mas, por que eu disse que você precisa entender o porquê de criar uma função? Se você tem um método, quer dizer que em algum momento você pode chamá-lo! No seu caso, você determinou a função transfere()
... Toda vez que você quiser realizar uma transferência, você deverá chamar esse método, algo assim:
transfere(100.0, conta);
Sendo que o primeiro valor é o double
, informando a quantidade que será transferida, e o segundo é a conta... Mas o importante aqui é você perceber que você está chamando esse método em outro ponto do seu código. Se você tivesse determinado que essa função devolve alguma coisa, você poderia usar esse retorno para alguma outra coisa...
Só para exemplificarmos, vamos supor que queremos criar um método que realiza uma soma de dois número. Podemos criar um método que recebe esses dois números como parâmetros, e falamos que ele devolve a soma, assim:
public int soma(int a, int b) {
return a + b;
}
Agora se quiséssemos somar 10 e 20, poderíamos fazer:
soma (10, 20);
Mas... O que fazemos com o resultado? Se quisermos imprimir, podemos guardar o retorno em uma variável, por exemplo, e imprimí-la, assim:
int c = soma(10, 20);
System.out.println(c);
A variável c
é a que guarda o retorno da função soma. Em seguida, imprimimos-na. =)
Espero ter ajudado, mas qualquer dúvida não deixe de postar por aqui no fórum para que possamos ajudá-lo! =)
Abraço e bons estudos,
Fábio