Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Vocês acham que uma federal/estadual conta no CV?

Vejo muita gente falando pra ainda passar em federal/estadual sendo que na minha ideia a fama de fed/est não está como a alguns anos atrás. Pretendo fazer uma universidade privada, a que da pro meu orçamento no momento. Atualmente não ando com cabeça pra pegar matéria de vestibular, já perdi muito tempo com matéria de EM. No fim o que vocês acham o que realmente conta? Fora que meu foco é tentar alguma bolsa no exterior e a faculdade que irei fazer tem bastante oportunidade pra isso.

7 respostas

Oi Bruno, tudo bem? Essa é uma questão difícil de responder. Isso por que ao meu ver existem faculdades publicas muito boas, como também algumas não tão boas assim, do mesmo jeito no mundo privado. O melhor a se fazer é procurar qual é a avaliação da faculdade. Há quanto tempo o curso está sendo ministrado lá, quem são os professores e por ai vai. Se puder, falar com ex alunos.

A questão do tempo em que o curso está sendo oferecido acredito ser importante por que com os anos o curso vai passando por refinamentos.

Uma federal/estadual é uma boa, oque implica são as paralizações, greve, etc, coisa que não acontece em uma privada.

E referente a faculdade em geral (você vai aprender as áreas em sim "não profudamente", o(s) professor(es) lhe informa-rá o(s) caminho(s) que poderá escolher como profissão). Porém os seus estudos fora da faculdade (cursos extras, profissionalizantes, etc) e que lhe especializar em determinada área.

Você tinha informado em uma faculdade no exterior é uma boa, vá atrás dos seus sonhos...

Este é meu ponto de vista...!

Ontem fiz uma pergunta em um grupo de wpp que acabei não gostando tanto da resposta que seria " Se eu não fizer uma faculdade X vou viver sendo programador .NET"

A faculdade que vou fazer é esta daqui http://www.faj.br/cursos/graduacao/ciencias-exatas-e-tecnologia/ciencia-da-computacao/

Se tiver alguém da região aqui se estuda nela..

E um dos reconhecimentos do curso em ciências da computação é esse.

" O curso da Faculdade de Jaguariúna alcançou a nota 4 no ENADE/2014, se classificando em 99° lugar no Brasil, 21° lugar no estado de São Paulo e 2° lugar na Região Metropolitana de Campinas. O curso da Faculdade de Jaguariúna – FAJ foi avaliado como o 9° melhor da Região Metropolitana de Campinas – RMC, de acordo com o Ranking Universitário Folha – RUF."

Depende muito da empresa. As mais modernas pouco se importam com a sua faculdade. Elas começam um "namoro" com você e quanto mais você demonstrar capacidades de aprendizado, adaptação e comprometimento, mais elas te valorizam. Isso e inglês. Nunca se esqueça do inglês.

Já trabalhei com pessoas excelentes de faculdades tidas como ruins e pessoas ruins de faculdades tidas com excelentes.

As boas empresas vão contratar pelas suas habilidades e atitudes.

Claro, há algumas que adoram papel e vão gostar daquelas que estão bem nos rankings independente se são federais, estaduais ou particulares.

Mas já ouvi um ditado que se a empresa levar um papel/aparência em conta "não trabalhe por lá".

Concordo com o Bruno. Evite empresas que gostam de papel e que a contratação é feita pelo "RECURSOS" humanos.

Se o dese$pero for muito, bem... , mas evite. :-)

solução!

O podcast da Alura, o hipsters.tech tem uma discussão interessante sobre carreira e um dos pontos observados é a questão da faculdade. Recomendo que vejam (http://hipsters.tech/carreira-em-tecnologia-hipsters-31/)

No geral, a discussão se resolve aconselhando que: se você tiver tempo, disposição, dinheiro pra investir em um curso desse tipo, e além disso, vontade. Faça! Procure uma faculdade com um curso maduro e comece. Essa não é a única forma de entrar no mercado e começar a carreira, mas não deixa de ser interessante.

Há quem diga que se você tem pelo menos dúvida se deve fazer ou não, que você pelo menos comece.

Sobre a questão de contar muito ou não no CV, depende. Você talvez queira dar uma olhada em um número legal de vagas e ver se elas têm requisitos do tipo. Já encontrei muita vaga que pedia sim, faculdade, mas não era todas. Acredito que você possa substituir esse requisito com tempo de experiência trabalhado, mas não sei se há garantias. É relativo a empresa no geral. Cabe avaliar.

Dá uma ouvida nesse episódio, ele pode ajudar na sua dúvida.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software