Olá Anderson, tudo bem?
Respondendo à sua pergunta, processos são atividades que devem ser realizadas para atender a uma demanda, utilizando as ferramentas adequadas para alcançar o resultado esperado. Já as funções são áreas ou equipes que desempenham atividades específicas dentro do gerenciamento de serviços de TI. No ITIL, são preconizadas quatro funções: Central de Serviços, Gerenciamento Técnico, Gerenciamento Operacional e Gerenciamento de Aplicativos.
Para exemplificar, imagine que um usuário solicita suporte para a instalação de um software. O processo seria a sequência de atividades que a equipe responsável pelo suporte deve realizar para atender a essa solicitação, como verificar a disponibilidade do software, realizar a instalação e testar o funcionamento. Já a função seria a equipe responsável pelo atendimento, que pode ser a Central de Serviços ou o Gerenciamento de Aplicativos, dependendo do tipo de suporte necessário.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Se esta resposta te ajudou,Anderson, por favor,
marque como solução ✓. Bons estudos.