Olá, pessoal!
Estou explorando o Inventário de Estilo de Aprendizagem de Kolb, que é uma ferramenta fascinante para entender como aprendemos melhor e como podemos otimizar nosso aprendizado no dia a dia. O modelo identifica quatro estilos principais de aprendizagem:
Convergente (EA/CA) - Foco em pensar e realizar, preferindo atividades práticas e lógicas, com busca por soluções específicas.
Acomodador (EC/EA) - Aprende experimentando e realizando, sendo adaptável, intuitivo e sociável, com maior inclinação para trabalhos em equipe.
Assimilador (CA/OR) - Prioriza observação e pensamento lógico, com foco em teorias, modelos conceituais e análise detalhada.
Divergente (OR/EC) - Aprende combinando sensações e observações, com criatividade e geração de ideias, preferindo brainstorms e feedbacks.
Eu me identifiquei bastante com o estilo Convergente, pois prefiro aprender resolvendo problemas concretos, testando hipóteses e aplicando teorias na prática. Mas percebo que também posso incorporar elementos de outros estilos para melhorar minha forma de aprender e colaborar em equipe.