Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Você é um boa ouvinte?

1 - Tenho costume de interromper alguém que está falando? Na maioria das vezes não, espero a pessoa terminar. Porém, se eu discordar de algo as vezes interrompo ou as vezes espero a pessoa terminar, acredito que vai depender muito do assunto que vamos estar abordando.

2 - Tenho paciência para aguardar a conclusão de um raciocínio, mesmo quando discordo? Sim, apesar das vezes não ter paciências para falas repetitivas, porém sempre me mantenho em silêncio.

3 - No caso de discordar em uma conversa, já direciono minha resposta para “desconstruir” a opinião da outra pessoa? Se eu discordar do fato eu abordo o que está de acordo.

1 resposta

Fala, Bruno! Tudo bom?

Agradeço por trazer sua solução para o fórum!

Curti demais como trabalhou a autoanálise, destacou a importância da paciência nas conversas e ainda reforçou a necessidade de lidar com discordâncias de forma respeitosa. Essa reflexão mostra maturidade, consciência sobre os próprios hábitos e atenção em construir diálogos mais construtivos e equilibrados.

E algumas boas práticas que você pode adotar são:

• Escuta ativa: demonstrar atenção plena ao que o outro está dizendo antes de responder.
  • Controle da ansiedade: praticar pausas conscientes para evitar interrupções desnecessárias.
  • Reformulação positiva: ao discordar, começar reconhecendo pontos válidos antes de apresentar sua visão.

Continue postando as suas soluções! Além de ganhar pontos de XP na plataforma, você pode ajudar outros estudantes no fórum.

Ah, uma pergunta: o que você considera mais desafiador, controlar a ansiedade para não interromper ou encontrar a forma certa de expressar sua discordância sem soar confrontativo?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!