1
resposta

Você conseguiria testar todos os caminhos?

Ao me deparar com essa pergunta, me lembrei de um caso que aconteceu comigo aonde um desenvolvedor do meu time encontrou um bug no qual nós não tinhamos casos de testes para esse cenário específico.

O bug tinha relação com uma funcionalidade que meu time trabalha mas que também conversava com funcionalidades de outros times e era um caso bem extremo que nós não tínhamos mapeados, o que justifica também a necessidade de criação de novos casos de teste para isso.

Ao me deparar com essa necessidade, escrevi o cenário no qual o bug ocorria e também alguns casos de teste que se tornaram automatizados. No decorrer da criação da automação, me deparei com diversos cenários e caminhos nos quais nós também não tínhamos mapeado, então logo comecei a planeja-los também para desenvolve-los na suíte de testes da automação.

Acontece que eu já vinha com diversas atividades na sprint e a automação foi ficando para trás, porque cada vez que eu ia mexer nela, me deparava com mais um novo caso caminho possível a ser mapeado e testado. Isso me tomou muito tempo.

As sprints iam passando e o peso na consciência ia crescendo por eu não ter conseguido terminar tudo aquilo que eu estava querendo propor para o que era inicialmente, apenas dois ou três cenários mais necessários para termos em nossa suíte de testes daquela funcionalidade.

No fim das contas, o que eu não estava percebendo se escancarou bem na minha frente: Eu estava querendo abraçar o mundo, traçando todos os caminhos possíveis daquele cenário aonde eu poderia simplesmente resolver com uma automação que conseguisse verificar aquela funcionalidade de maneira assertiva.

Então, no fim das contas, aprendi e senti na pele o porque não conseguimos testar todos os caminhos possíveis de uma funcionalidade grande do sistema quiçá o sistema inteiro. Ser assertivo no que a gente quer testar é o caminho mais interessante a ser seguido.

1 resposta

Oi, Bruno! Como vai?

Gostei da forma como você conectou a atividade com uma situação real do time, mostrando que tentar cobrir todos os caminhos possíveis pode consumir muito tempo e tirar o foco dos cenários de maior impacto.

Sua conclusão faz bastante sentido: em testes, ser assertivo no que será validado ajuda a criar uma suíte mais eficiente e sustentável.

Dica: ao encontrar novos cenários durante a automação, registre todos em uma lista, mas classifique por risco, frequência e impacto; assim, você automatiza primeiro os casos mais críticos e deixa os demais organizados para evolução futura.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!