Liderança, comunicação, empatia, escuta ativa e pensamento analítico Da identificação de uma oportunidade de um novo produto a formatação de equipe, são diversos os papeis de um PM. O grande desafio da Bia consiste em desenvolver habilidades que a favoreçam em todos os processos que envolvem sua atividade. Saber se comunicar implica diretamente na leitura e comunicação do novo produto, como apresentar de forma clara aos stakeholders objetivando engajar as equipes e não menos importante, informar o resultado/retorno. Para isso é importante estar não só aberta ao que os clientes esperam, mas também estar atenta com relação aos sentimentos dos envolvidos em todo o processo. Não só se colocando no lugar, mas principalmente consultando a opinião dos envolvidos. Esta sensibilização as opiniões e sentimentos dos envolvidos, cria uma rede de confiança. Fortalecendo os laços entre os envolvidos no desenvolvimento do produto. Claro que não é só de credibilidade e engajamento que um "produto de sucesso" precisa para ser gerado. É preciso estar atenta aos movimentos! Cada "movimento" citado anteriormente gera um conjunto riquíssimo de informações que precisam ser avaliadas. Esses "movimentos" geram dados tangíveis, resultantes dos trabalhos de cada fase ou momento, seja do feedback dos clientes ou evolução no desenvolvimento do produto. São esses dados que irão direcionar as tomadas de decisão. Por fim, o PM não pode se limitar em suas habilidades, na verdade é sempre importante estar sempre atenta as mudanças que envolvem o negocio e novos conhecimentos afim de estar sempre um passo a frente.