Sinto que quando faço apresentações as palavras que utilizo não são tao eloquentes, parece faltar algo técnico ou até mesmo palavras que embelezem a apresentação. Alguém entende o que eu quis dizer?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Sinto que quando faço apresentações as palavras que utilizo não são tao eloquentes, parece faltar algo técnico ou até mesmo palavras que embelezem a apresentação. Alguém entende o que eu quis dizer?
Oi Caroline!
Super entendo o que você quer dizer. As vezes sentimos que falta algo nas palavras que usamos em apresentações, eu particularmente sinto que é uma questão de ampliar o vocabulário e também de como estruturamos nosso discurso.
O que levo em consideração além da prática é tentar ler mais sobre o tema da apresentação o que ajuda a incorporar termos técnicos e expressões, além de usar sinônimos e variedade, o que me ajuda também é antes da apresentação, eu anoto, ou escrevo o que pretende dizer.
Acho que essas dicas podem te ajudar, a organizar as ideias e a escolher melhor as palavras. Reescreva algumas partes usando sinônimos ou expressões diferentes.
E pratique, e pratique... rs, é o melhor, além de que o nervosismo é o maior causador do efeito "deu branco" ou aquelas pausas, ou "gaguejadas" então sempre tento me apresentar para pessoas de confiança e pedir um feedback sobre o vocabulário que você está usando. E sempre tento colocar analogias acho válido, acho que deixa mais leve e envolvente, eu particularmente gosto quando as pessoas usam.
Mas é claro praticar e praticar, você já está no caminho, Caroline.
Espero ter ajudado! Bons estudos!
Sucesso ✨
Um grande abraço e até mais!
Oi, Victor! Obrigada por responder, gostei das suas dicas irei aplicar.
Obrigada.