1
resposta

VMs e Kali no macOS

Se você está tentando estudar por uma macbook ou iMac e está com dificuldade para sair das primeiras aulas, as aulas de instação dos softwares, eu venho mostrar o que eu fiz no meu macbook air M2 e talvez isso possa ajudar vocês a dar continuidade nos cursos.

Vamos começar pelo VirtualBox:

Eu tentei diversas vezes realizar a instação correta do VB e, quando achava que estava certo, ocorria problemas com o Kali Linux e outras Virtual Machines. A forma que eu encontrei para solucionar isso foi optar por outro software, o UTM. Há duas formas de baixá-lo: pela própria Apple Store (Aplicativo é pago para mac) e através do site oficial da plataforma (apenas pesquise por utm for mac no Google). A instalação é simples, como qualquer aplicativo para mac, então acredito que não terão problemas aqui.

Kali Linux

Pelo site oficial do Kali, você deve procurar o arquivo de instalação correto para dispotivios macOS, além de que você deve se atentar a qual processador você está usando (Intel ou Apple Silicon Chips). Apenas certifique-se de que está fazendo do download da versão correta que não terá dificulade para instalá-la.

**Virtual Machines **

Durante os estudos nós iremos baixar diversas VM's para podermos praticar o que está sendo passado em aula e também realizando estudos em paralelo para aperfeiçoarmos o que aprendemos. É nas VMs que eu acredito que quem está começando e está em uma computador da Apple terá mais dificuldade.

Ao fazer o download do arquvivo da VM ele virá, muita das vezes, em formatos em que o UTM não consegue ler, então temos que converte-los para a extensão correta.

Se seu arquivo vier em .vmdk teremos apenas que converte-lo para .qcow2, porém se o seu arquivo vier em .ova nos teremos que primeiramente extrair os arquivos de dentro da seguiente forma

abra o terminal cd Downloads (ou onde estiver o seu arquivo) tar -xvf NOMEDOSEUARQUIVO.ova

Após a extração alguns arquivos aparecerão, porém o que nós precisamos é o com a extensão .vmdk.

Uma vez com o arquivo em .vmdk, so precisamos converte-lo para .qcow da seguinte maneira: - dentro do diretório onde seus arquivos foram extraídos, coloque o seguinte comando

            qemu-img convert -f vmdk -O qcow2 NOMEDOSEUARQUIVO.vmdk NOMEDOSEUARQUIVO.qcow2
            

Pronto, agora tudo está do jeito que deveria, basta importá-lo para o UTM, um tutorial rápido de 1 minutos e objeitvo para isso seria esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=enF3zbyiNZA

1 resposta

Olá, Rodrigo

Obrigado por compartilhar sua experiência e soluções encontradas para a instalação do VirtualBox, Kali Linux e VMs em um MacBook ou iMac.

Sua explicação sobre a substituição do VirtualBox pelo UTM é muito útil, especialmente para aqueles que estão enfrentando problemas semelhantes. A sugestão de procurar a versão correta do Kali Linux para dispositivos macOS é um ponto crucial que muitos podem negligenciar.

Além disso, a maneira como você detalhou o processo de conversão de arquivos .vmdk e .ova para .qcow2 é muito clara e fácil de seguir.

Sua contribuição é valiosa e tenho certeza de que ajudará muitos estudantes que estão enfrentando dificuldades semelhantes.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software