Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

VM que atende mais de um IP

Boas, pessoal!

Minha dúvida é a seguinte: Consigo configurar numa rede uma máquina para responder por mais de um IP?

Por exemplo, eu consigo ter uma VM com um mySQL instalado que responda as conexões pro host 155.20.15.10, 155.20.15.20 e 155.20.15.30?

O exemplo é baseado em um problema real que estou passando: A empresa está fazendo uma migração de servidores e optamos por unificar 3 servidores de database em 1 só, muito mais robusto. Porém temos muitas aplicações legado que foram distribuídas compiladas e acessando diretamente o IP (sim, se elas apontassem para um endereço dns seria mais facil, mas não tenho controle sobre o passado rs) . Minha intenção era fazer esse novo servidor atender os pedidos dessas aplicações sem precisar fazer um recall de centenas de programas para reapontar a conexão da db.

Caso precisem de mais detalhes: O servidor é virtual, windows server 2016, e está em rede com toda a empresa.

Obrigadooo ;)

1 resposta
solução!

É possível. Vejo a solução de duas formas:

1- Você adiciona placas de redes virtuais a sua maquina virtual, assim voce pode ter 3 placas virtuais, mas apenas um cabo. Ai configura os Ips fixos ou o DNS.

2 - Na placa virtual já existente você adiciona na placa de rede os 3 Ips. ( no adaptador > ipv4 >coloca um ip fixo > clica em avançado e adiciona os outros 2

PONTOS IMPORTANTES:

Dependendo do trafego você pode ter gargalos, pois nas duas opções você passa por um cabo apenas. (existe mais alternativas )

Não entendi como você pretende unificar os bancos, deu a entender isso. Como são legados, eu virtualizaria os 3 servidores no Hardware novo, como 3 Vms.

Em fim, espero ter contribuído.

Se puder detalhe melhor o projeto que tentamos te ajudar mais.

  • Base da virtualização ( Hyper-v , VMWARE , VSPHERE ou outro )
  • Quantidade de placas de rede no servidor físico novo

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software