1
resposta

VLAN vs Roteamento

Pessoal, tudo bem?

Vamos ver se entendi corretamente.

  • eu posso fazer 2 redes diferentes se comunicarem através de um roteador, porém, cada rede estaria fisicamente em um switch.
  • vlans me auxiliam na comunicação entre redes diferentes, sendo que estas redes podem estar no mesmo switch

Até aqui, ok?

Se sim. Aqui vem minha dúvida.

Existem switches layer 3, ou seja, com capacidade de roteamento. Utilizando estes equipamentos, independente do custo, eu poderia substituir vlans por redes totalmente rodeadas?

Obrigado

1 resposta

Olá Julian!

Você pode ter Switches L3 para interconectar as VLANs. Caso sua rede tenha apenas um Switch L3, você colocaria ele como Switch central (como se fosse um roteador). Na verdade aqui seria mais como substituir um roteador por um switch que faz o mesmo papel do roteador em relação a VLANs (de interconectar as VLANs).

Tem um artigo de um blog que trata o assunto e pelo que entendi, switches conseguem criar apenas VLANs. Criar redes mesmo, seria papel de um roteador.

No blog do CCNA tem uma explicação bem detalhada do que um Switch L3 é e não é.

Meu entendimento sobre sua pergunta é: Com o switch L3 você conseguirá criar várias VLANs e interconectá-las, mas não conseguirá fazer comunicação com outras redes, como a internet, pois switches não operam com o protocolo NAT.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software