Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

VLAN's com nomes diferentes

Fiquei com uma curiosidade, Caso eu realize a mesma configuração de rede da aula com dois switchs conectados nas portas configuradas em Trunk, o q define se eu estou na mesma VLAN, é o numero da VLAN, o nome da VLAN ou necessariamente tenho q ter o mesmo numero e nome nas VLAN.

Por exemplo no switch 1 configuro as VLAN's 10 - vendas e 20 - financas e no switch 2 configuro as VLAN's 10 - financas e 20 - vendas, eu consigo estabelecer conexões entre as maquinas?

1 resposta
solução!

Olá Rafael, tudo certo?

O número é o que realmente vale, mas é uma boa prática manter o mesmo nome para identificar sobre o que se trata essa VLAN.

Outro caso é o pool de DHCP, que também usa qualquer nome, mas é bom seguir um padrão para identificar bem do que se trata para não ter problemas futuros.

Então neste caso conseguiria estabelecer a conexão sim, mas a bagunça dos nomes pode causar confusão na hora de configurar as vlans.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software