1
resposta

Visual Studio for Mac

Boa noite pessoal, tudo bem?

Eu uso Mac e devido a um projeto(VB com Windows Form) que estou fazendo no estágio aqui eu fui obrigado a usar o Parallels pra criar uma máquina virtual pra poder usar o Visual Studio 2017 do Windows e poder trabalhar em cima. Porém eu vi que a Microsoft disponibilizou o Visual Studio pra Mac, porém eu achei que era a mesma coisa, abri o projeto pelo Visual Studio porém ocorreram vários erros que eu não consegui resolver pois eu tô achando que esse Visual Studio pra Mac não é capaz de rodar o Visual Basic, confere? Usando Windows Form e etc. Alguém pode me ajudar? Esse Visual Studio pra Mac é apenas pra desenvolvimento de aplicativos e aplicativos WEB?

Muito obrigado,

Wagner

1 resposta

Olá, Wagner

Esse Visual Studio pra Mac é apenas pra desenvolvimento de aplicativos e aplicativos WEB?

Com Visual Studio 2017 para Mac, você pode desenvolver aplicações Console Application, ASP.NET Core (web) e Xamarin (mobile).

Você está se perguntando: "mas por que não Windows Forms?" Bom, o problema é que certas tecnologias foram projetadas para rodar em multiplataforma (.NET Core, ASP.NET Core, Xamarin), enquanto outras mais antigas (Windows Forms, WPF) foram criadas especificamente para plataforma Windows. Não existe Windows Forms nem WPF para Mac, infelizmente, e essas tecnologias dependem profundamente das bibliotecas Windows.

Pra não dizer que "não tem jeito", você poderia tentar usar Xamarin para construir aplicações desktop "à la Windows Forms". A Xamarin tem uma documentação sobre isso (nunca testei, então use por sua conta e risco):

https://developer.xamarin.com/guides/cross-platform/windows/desktop/

Mas claro que não se compara com o poder de uma aplicação desktop com Windows Forms ou WPF, aí só usando Windows mesmo.

Um abraço!