Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Visual Studio 2019 - Não aparece "Android Accelerated x86"

Estou tentando seguir com o VS2019 no W10 Home mas não aparece essa opção no debugger.

Estou com o haxm instalado (verificado com sc query intelhaxm, verifiquei antes no site da Intel que meu processador é compatível).

No VS Installer, em Emuladores, estão instalados ambos: "Google Android Emulator (Nível 25 da API) (instalação local)" e "Intel HAXM (Hardware Accelerated Execution Manager) (instalação local)"

Só o que apareceu para mim no menu de play é: "Android Emulator" e "Criar um Android Emulator", e ambos abrem o Android Device Manager, com duas configurações: "VisualStudio_Android-25_x86_phone (Android 7.1 - API 25)" e outra igual porém arm ao invés de x86. Cliquei para baixar a imagem da x86, reiniciei, e ela apareceu nas opções de debug, porém ainda sem a opção "Android Accelerated x86". Tentei executar assim mesmo e deu o seguinte erro no console:

Iniciando o emulador VisualStudio_android-25_x86_phone...
1>------ Compilação iniciada: Projeto: TesteApp1, Configuração: Debug Any CPU ------
C:\Program Files (x86)\Android\android-sdk\tools\emulator.EXE -no-boot-anim -avd VisualStudio_android-25_x86_phone -prop monodroid.avdname=VisualStudio_android-25_x86_phone
O emulador de VisualStudio_android-25_x86_phone não pode ser iniciado.
Verificações de tempo de execução concluídas
[15944]:ERROR:android/android-emu/android/qt/qt_setup.cpp:28:Qt library not found at C:\Program Files (x86)\Android\android-sdk\emulator\lib64\qt\lib
Could not launch 'C:\Program Files (x86)\Android\android-sdk\emulator/qemu/windows-x86_64/qemu-system-i386.exe': No such file or directory
Compilação cancelada.    

Já estou sem ideia de como resolver. Minha máquina é antiga, eu realmente precisava usar o emulador da forma mais leve possível, mas nem de outra forma estou conseguindo compilar e rodar.

3 respostas

Olá Vinícius, tudo certo?

Ao clicar com o direito no projeto .Droid e ir em propriedades, clique na aba Opções do Android e depois clique lá embaixo em Avançado.

Lá existe uma opção de Arquiteturas com suporte. Experimente deixar selecionado apenas x86 e x86_64, ou tente selecionar todos. Isso já me resolveu um problema com emulação.

Outra possibilidade é usar um celular pessoal para testar. Normalmente é só habilitar o Opções do desenvolvedor e lá dentro, habilitar a Depuração USB, que normalmente já aparece a opção para usar o aparelho para testar.

Espero que alguma dessas dicas te ajude!

Oi Fabiano, tudo bem!

Fiz o que você sugeriu, deixei selecionado somente x86 e x86_64, mas não houve diferença.

Obrigado pela dica do celular, é útil, mas infelizmente não substitui para mim ter um dispositivo virtual, não só pela praticidade, mas para simular equipamentos diferentes do meu.

Agradeço!

solução!

Pelo que eu entendi, a Google não disponibiliza mais o Android Manager SDK (e o emulador) sem o Android Studio, faz uns 2 ou 3 anos.

Tentei seguir uns tutoriais sobre como burlar isso, mas não deu certo aqui.

Acredito que não há mais nenhum emulador "nativo" para rodar Android no VS (digo, instalado com o Installer).

O curso precisa ser urgentemente atualizado para lidar com essa questão, já que não é possível executar nem mesmo um Hello World mais seguindo os passos das primeiras aulas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software