É uma tendência atual de usar um visual mais clean?
É uma tendência atual de usar um visual mais clean?
Diani, há muitas tendências dentro do design. Há nomes importantes como Paul Rand, que defendem que o bom design é atemporal; ou Massimo Vignelli que prega que design não segue tendências, mas isto um exagero proposital, para fins retóricos.
O design, como qualquer disciplina que trabalhe com estética, segue também tendências, pautadas por aspectos sociais e até produtivos.
Um exemplo que posso dar é o design material, que é uma tendência bem clean, minimalista, objetiva de se tratar os gráficos. Um dos motivos para ter virado tendência foi o aspecto produtivo: conforme a internet foi se desenvolvendo, os sites foram precisando ficar cada vez mais rápidos, com um tempo de carregamento cada vez menor. Logo, gráficos com muitas cores, efeitos e variações tonais, que geram arquivos mais pesados, se tornaram indesejáveis.
Pudemos perceber, a partir de empresas de tecnologia principalmente, o uso de gráficos cada vez mais simples, buscando imagens menores e mais rápidas para baixar, proporcionando sites mais ágeis.
Conforme novas tecnologias se desenvolvem, novos formatos são utilizados e a internet fica mais rápida, mais liberdades os designers vão tomando sem problemas e novas tendências vão surgindo.
Ao passo que o bom design é, de fato, eterno, seguir ou não as tendências também é uma decisão de projeto para o designer. Boas inovações podem vir justamente por não seguir as tendências em voga, mas há sempre o risco de soar datado ou fora da estética dominante, gerando estranheza.
Há muitos profissionais comprometidos em buscar tendências, tentando entender quais serão as novas estéticas predominantes. Podemos citar a Pantone, que de forma bem conveniente aponta cores e tendências para o design, assim como outras empresas que tentam influenciar o mercado.
https://www.pantone.com/color-intelligence/color-of-the-year/color-of-the-year-2020
Espero ter ajudado!
Um abraço.
Obrigado, muito esclarecedor.