1
resposta

Visão / Contexto / Restrição

Boa tarde. Segue o meu ponto de vista sobre os 3 termos utilizados.

  • Visão: define o que será criado e o motivo dessa criação, para dar um start no processo e definir a direção dele.
  • Contexto: esclarece os caminhos de partida e chegada para que não seja perdido nada no meio do processo.
  • Restrição: auxilia a entender o caminho e minimizar riscos, analisando os obstáculos, impedimentos e regras que fazem parte.
1 resposta

Olá, Luiz!

Parece que você já tem um bom entendimento dos conceitos de Visão, Contexto e Restrição. Vou tentar esclarecer um pouco mais com base no que você já compartilhou:

  • Visão: Você está correto. A visão é a imagem clara do que você espera alcançar com o seu produto ou projeto. É a direção que você deseja seguir. Por exemplo, se você está criando um aplicativo de entrega de alimentos, a visão pode ser "Tornar-se o principal aplicativo de entrega de alimentos na cidade X, oferecendo a mais ampla variedade de restaurantes e o tempo de entrega mais rápido".

  • Contexto: O contexto é o ambiente em que o produto ou projeto será desenvolvido e implementado. Isso inclui os recursos disponíveis, a equipe, a tecnologia, o mercado, a concorrência, entre outros. Você está certo ao dizer que o contexto ajuda a definir os caminhos de partida e chegada. No exemplo do aplicativo de entrega de alimentos, o contexto pode incluir a infraestrutura de entrega existente, a disponibilidade de restaurantes, as preferências dos clientes, etc.

  • Restrição: As restrições são os limites dentro dos quais o produto ou projeto deve ser desenvolvido. Isso pode incluir o orçamento, o tempo, a tecnologia disponível, as leis e regulamentos, entre outros. As restrições ajudam a definir o que é possível e o que não é. No exemplo do aplicativo de entrega de alimentos, as restrições podem ser o orçamento para o desenvolvimento do aplicativo, o tempo para lançá-lo, as leis de trânsito e segurança alimentar, etc.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software