Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Visão além do alcance II: ajudando um amigo

engraçado que no meu navegador funciona normal sem adicionar

<meta charset="UTF-8">

e avacaia tudo quando eu o adiciono, fica assim

Haja cora��o para dar os primeiros passos na l�gica de programa��o. Precisamos primeiro nos ambientar com o m�nimo necess�rio para que tudo d� certo.
8 respostas

Olá Tiago, Talvez resolva se você usar o padrão ISO-8859-1. Veja: http://www.w3schools.com/charsets/ref_html_8859.asp

Vc usa windows? Usou qual editor de texto? Se vc gravou em iso e coloca utf-8 na tag da uma pista errada para o navegador. Eu reforço isso em um dos exercícios.

Aguardo seu retorno.

sim eu uso windows eu uso o bloco de notas mesmo, e abro no chrome.

solução!

Pois é, no vídeo eu peço que se a pessoa é usuário de Windows, que baixe um editor e não use o que vem no SO. O bloco de notas tem um problema sério:

A) primeiro, o sistema operacional omite extensões de arquivo. Se você salva um programa com ele como `meu_primeiro_programa.html" ele será salvo como "meu_primeiro_programa.html.txt". Pode ser que você tenha resolvido isso.

B) Ele não usa o padrão que é UTF-8! Se não me engano, ele grava em latin1 ou algum outro formato.

Então, para que você tenha a melhor experiência possível, peço que baixe o sublime2 ou o notepad++. Nele, você consegue mudar o encoding de arquivos e se não estou enganado ele salva os arquivos em UTF-8.

Algo que era para ser super simples se complica na plataforma Windows.

Então, resumindo seu problema:

A) Seu arquivo esta sendo gravado no disco com um charset( encoding) diferente do que você sinalizou na tag <meta>.

B) Soluções, ou você usa outro editor ou tente usar <meta charset="latin1">.

Não quero que você perca muito tempo com esse problema, até porque se o seu código sai com ou sem acento não vai interferir na sua aprendizagem. Mas é claro que um programa bonitão e acentuado é muito mais bonito, certo?

Aguardo seu retorno.

Todo esse problema eu explico na resposta desse exercício:

https://cursos.alura.com.br/course/logica-programacao-javascript-html/section/1/exercise/7

Porque eu já vi isso acontecer com outros alunos. Dá uma conferida na resposta.

Tiago?

valeu flavio , só queria tirar essa dúvida pois eu não uso colocar utf nós códigos pois nunca deu erro, mas vou ficar alerta pois nem todos os editores fazem essa magicarsrss

Tranquilo, só estava com receio de você ter parado o curso por causa disso. Agora é só continuar!

Sucesso e bom estudo Tiago!