1
resposta

VirtualBox: VM Host não consegue pinga Máquina Guest

Olá,

Estou testando algumas funcionalidades de softwares na minha empresa (em Linux) e instalei uma VM Debian 11 no VirtualBox em meu Windows 10. A VM Debian não consegue pingar o Windows, mas o Windows consegue pingar o Debian. O modo de rede já está em "Placa em modo Bridge".

Saberiam me dizer como posso resolver esse problema sem desligar o firewall?

1 resposta

Olá Henrique, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

A falta de comunicação bidirecional entre a VM Debian 11 e o Windows 10 pode ser causada devido a configurações de rede e de segurança, que podem estar gerando este bloqueio. É importante garantir que no Debian a interface de rede esteja ativada e configurada com o endereço IP correto, incluindo o gateway padrão.

Além disso, o firewall no Debian pode estar bloqueando o tráfego ICMP, que é utilizado para o ping. Verifique e ajuste as regras do firewall para permitir o tráfego ICMP. No Windows 10, também é necessário verificar o firewall, pois ele pode estar bloqueando as solicitações de ping. Você pode criar uma regra de entrada para permitir o tráfego ICMP no firewall do Windows para possibilitar a comunicação bidirecional entre as máquinas.

Outros softwares de segurança, como antivírus, podem interferir no tráfego de rede e causar problemas de comunicação. Desativá-los temporariamente para fins de teste pode ajudar a identificar se estão influenciando na execução do ping. É importante lembrar de reativar todas as ferramentas de segurança após os testes.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software