8
respostas

Violação de copyright

No video de busca de referências são buscadas imagens aleatórias no google. E quanto a questão de copyright? Posso livremente pegar as imagens e utiliza-las em meus vídeos? Não vi essa preocupação no video.

8 respostas

Estou com a mesma dúvida do Ricardo.

Olá,

Realmente a questão de direitos autorais é complicada. No geral, cada imagem vai ter um tipo de licença, podendo ser intiramente livre ou de uso bastante restrito. Algumas não temos nem como saber e pode ser que gerem problemas.

O ideal é que utilizemos imagens CC0 (creative commons 0), copyleft e outras que possamos ter certeza que são liberadas.

Há alguns que utilizamos muito aqui que são o stocksnap.io e o pixabay.com que tem boas imagens e totalmente liberadas para uso.

Sim, mas estou me referindo as imagens utilizadas na video aula. Nenhuma delas foi extraída destes sites. Passou a ideia de que se tá no google posso usar. Acredito que deva ser revisto para não passar a ideia errada aos alunos.

Obrigado pela resposta.

Oi Ricardo, Roberto. Na aula 3, vídeo 1 vocês vão notar que ele fala sobre a utilização da licença " Creative commons" que permite a utilização desde que seja creditado ao autor original. Geralmente em canais de Youtube voltados para entretenimento é raro ocorrer reclamações (strikes) por uso de imagens, costuma se restringir a audios e vídeos. Porém o ideal é buscar imagens na pesquisa do Google sempre utilizando licensas que permitam a reutilização dos materiais, para evitar problemas futuros. Na Aula 3 ele vai explicar melhor tudo isso, pode ficar tranquilo! Um abraço e bons estudos.

Ola Leonardo, sim compreendo. Então acredito que devam rever isso neste video em que o instrutor faz o download das imagens.

Naquele momento nada disso foi dito, e os filtros de licenças do google não foram utilizados. Sim é raro ter reclamações, concordo, porém a obtenção das imagens como mostrado no video é ilegal.

Como diria minha vó, é melhor evitar do que remediar.

Oi Ricardo! Estamos entrando em contato com o instrutor do curso pra verificar isso pra você.

Abraços!

Obrigado, Fico no aguardo da resposta.

Acabo de iniciar o curso e tive a mesma dúvida...

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software