No video de busca de referências são buscadas imagens aleatórias no google. E quanto a questão de copyright? Posso livremente pegar as imagens e utiliza-las em meus vídeos? Não vi essa preocupação no video.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
No video de busca de referências são buscadas imagens aleatórias no google. E quanto a questão de copyright? Posso livremente pegar as imagens e utiliza-las em meus vídeos? Não vi essa preocupação no video.
Estou com a mesma dúvida do Ricardo.
Olá,
Realmente a questão de direitos autorais é complicada. No geral, cada imagem vai ter um tipo de licença, podendo ser intiramente livre ou de uso bastante restrito. Algumas não temos nem como saber e pode ser que gerem problemas.
O ideal é que utilizemos imagens CC0 (creative commons 0), copyleft e outras que possamos ter certeza que são liberadas.
Há alguns que utilizamos muito aqui que são o stocksnap.io e o pixabay.com que tem boas imagens e totalmente liberadas para uso.
Sim, mas estou me referindo as imagens utilizadas na video aula. Nenhuma delas foi extraída destes sites. Passou a ideia de que se tá no google posso usar. Acredito que deva ser revisto para não passar a ideia errada aos alunos.
Obrigado pela resposta.
Oi Ricardo, Roberto. Na aula 3, vídeo 1 vocês vão notar que ele fala sobre a utilização da licença " Creative commons" que permite a utilização desde que seja creditado ao autor original. Geralmente em canais de Youtube voltados para entretenimento é raro ocorrer reclamações (strikes) por uso de imagens, costuma se restringir a audios e vídeos. Porém o ideal é buscar imagens na pesquisa do Google sempre utilizando licensas que permitam a reutilização dos materiais, para evitar problemas futuros. Na Aula 3 ele vai explicar melhor tudo isso, pode ficar tranquilo! Um abraço e bons estudos.
Ola Leonardo, sim compreendo. Então acredito que devam rever isso neste video em que o instrutor faz o download das imagens.
Naquele momento nada disso foi dito, e os filtros de licenças do google não foram utilizados. Sim é raro ter reclamações, concordo, porém a obtenção das imagens como mostrado no video é ilegal.
Como diria minha vó, é melhor evitar do que remediar.
Oi Ricardo! Estamos entrando em contato com o instrutor do curso pra verificar isso pra você.
Abraços!
Obrigado, Fico no aguardo da resposta.
Acabo de iniciar o curso e tive a mesma dúvida...