Uma dúvida, se eu usar o ViewModel sem o LIVEDATA eu estaria apenas separando os conceitos e adicionando uma camada que seria mais "testável"? No caso o LiveData que resolveria todo aquele problema de vazamento de memória e lifecycle aware?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Uma dúvida, se eu usar o ViewModel sem o LIVEDATA eu estaria apenas separando os conceitos e adicionando uma camada que seria mais "testável"? No caso o LiveData que resolveria todo aquele problema de vazamento de memória e lifecycle aware?
Oi Ulisses, tudo bem ?
Você poderia usar o LiveData sem necessariamente usar ViewModel, a ideia é você ter uma abordagem mais "reativa" baseado em eventos que o LiveData vai postando, embora ele também resolve o fator de memory leak e lifecycle aware.
Da mesma forma que você pode usar o ViewModel sem LiveData, ambos são libs independentes, claro que juntas o poder é bem maior.