1
resposta

VIESES PSICOLÓGICOS: IDENTIFICAÇÃO e MITIGAÇAO

PARTE III

VIESES PSICOLÓGICOS: IDENTIFICAÇÃO e MITIGAÇÃO

[
    {
    - Por decisão da Presidência da Cia. Uma nova data, comum a todos deveria ser remarcada em no máximo 02 reuniões, sempre ás 2ª feira e 4ª feira, e que elas deveriam possibilitar a presença de todos os profissionais envolvidos, conforme a capacidade de indivíduos adequadamente instalados. 
    - Já ocorreram 03 reuniões, sendo determinado a próxima e segunda 4ª feira a última. 
    -  Apesar de ter sido identificado o “Ponto de Convergência Potencial” tanto o Setor DP bem como a galera da MV não consegue fechar um acordo por dois grandes motivos: 

**▪ Grupamento de Afirmações proferidas nas 03 reuniões ocorridas. **

#** Grupamento 01: ** {“eu ainda não me sinto segura para afirmar que minha parte definitivamente finalizada”}. {“em time que se está ganhando não se mexe, portanto não abro mão do limite máximo possível, pois foi assim nos três produtos anteriores”}, {“revistas especializadas garantem que nunca se deve alterar o número de semanas planejados no design de criação do produto após este ter sido finalizado”}. {“nosso produto final sempre foi considerado “perfeito” justamente porque não mudamos etapas consideradas críticas, como agora”}. {“O número de erros de fabricação detectados na fase de pós-venda está inversamente relacionado com a quantidade de testes e não com a qualidade destes. Já o número de testes está diretamente relacionado com a duração em semanas desta fase. Qual é a parte que eles não conseguem enxergar: regras são feitas para seguir e nunca modificar”}. {“Não aceito que ninguém venha aqui no nosso setor, após tantos prêmios, dizer que existe a possibilidade de encontrarmos um Ponto de Convergência Potencial” porque isso foi dito pela IA nas aulas de um Curso. Além de ser modismo, o que conta mesmo é a experiência de profissionais como eu e vocês aí].

**Grupamento 02: **

{“estou com um pressentimento de que se sairmos da rotina vai dar tudo errado”}.
        {“o povo está maluco, a “GestioNova” vai ser o maior evento do setor da américa latina, e eles querendo reduzir os números de semanas”}, 
        {“quer saber mesmo o que pensamos? Pois saibam que tudo isso está acontecendo porque há exatamente há 01 ano temos uma mulher na Presidência e na Gerência de TI um profissional de 57 anos de idade sem uma pós-graduação sólida como a nossa. No minimo um Mestrado ele deveria possuir”}.
        {Quando me falaram que iriamos receber uma nova tecnologia com ferramentas avanças de IA pensei comigo só falta agora termos que obedecer a máquinas com essa tal IA. Pois é isso que esta ocorrendo agora.
                                                                                                                            ]
            [
                 {

INSTRUÇÕES:

- Peça à IA que analise as falas para identificar vieses psicológicos. 
                - Solicite insights estratégicos: Após identificar os vieses, peça para a IA sugerir maneiras de: 
                ▪ Redefinir a ancoragem: orientar a negociação para novos pontos de comparação (ex. novos riscos ou necessidades).
                ▪ Criar propostas de valor: ideias para justificar o preço da proposta com exemplos, estudos de caso ou benefícios futuros.
                                                                                                                                                                                                                                                     }
                                                                                                                                                                                                                                                        ]
1 resposta

Excelente, vamos fazer uma análise dos vieses psicológicos presentes nas falas dos dois grupos (DP e MV) e, em seguida, propor estratégias práticas para mitigar esses vieses, redefinir a ancoragem e construir propostas de valor.

Análise dos Vieses Psicológicos

Grupamento 01 (Desenvolvimento de Produto – DP)

FraseVieses Identificados
“Eu ainda não me sinto segura para afirmar que minha parte está finalizada em definitivo”Viés da aversão ao risco – medo de falhar ou entregar algo incompleto.
“Em time que se está ganhando não se mexe”Viés de status quo – resistência à mudança de processos já estabelecidos.
“Revistas especializadas garantem que nunca se deve alterar o número de semanas planejadas...”Apelo à autoridade e viés de confirmação – validação seletiva para reforçar crenças existentes.
“Nosso produto final sempre foi considerado ‘perfeito’ justamente porque não mudamos etapas...”Viés de retrospectiva – idealização de experiências passadas como justificativa para manter tudo igual.
“O número de erros está inversamente relacionado com a quantidade de testes...”Viés de excesso de confiança – certeza absoluta sobre relação causal sem considerar contexto atual.
“Não aceito que ninguém venha aqui... porque isso foi dito pela IA...”Viés de reatância psicológica – rejeição automática de sugestões externas vistas como imposição, ainda mais vindas de tecnologia.

Grupamento 02 (Marketing e Vendas – MV)

FraseVieses Identificados
“Estou com um pressentimento de que se sairmos da rotina vai dar tudo errado”Viés de negatividade e pensamento mágico – medo irracional de que mudanças causarão falhas.
“A GestioNova vai ser o maior evento... e eles querendo reduzir semanas”Viés de exagero (catastrofização) – amplificação emocional do impacto negativo.
“Tudo isso está acontecendo porque temos uma mulher na Presidência...”Viés de gênero e etarismo (idade) – preconceito pessoal projetado como explicação para decisões organizacionais.
“Agora temos que obedecer a máquinas com essa tal IA...”Viés tecnológico (tecnoaversão) – resistência a mudanças motivadas por tecnologias disruptivas.

INSIGHTS ESTRATÉGICOS

Redefinir a Ancoragem

O objetivo aqui é substituir comparações emocionais e rígidas por novos pontos de referência racionais e alinhados com o futuro.

Sugestões:

• Nova âncora baseada em risco financeiro e reputacional: Apresentar dados do impacto financeiro de perder o GestioNova (ex: perda de exposição estimada em R$10 milhões).
  • Usar benchmarks de empresas do setor que adaptaram cronogramas com sucesso por eventos-chave e ainda mantiveram qualidade.
  • Introduzir uma visão baseada em “MVP estratégico”: versões iniciais bem testadas com roadmap claro de evolução.

Criar Propostas de Valor

Transformar a proposta em algo atrativo para ambos os lados, reforçando benefícios tangíveis e intangíveis.

Sugestões:

• Garantir que o time de DP será reconhecido publicamente no evento GestioNova como responsável técnico pelo lançamento — agregando reputação.
  • Oferecer métricas de sucesso antecipadas (KPIs de campanha) que valorizem o impacto de uma entrega mais cedo.
  • Simular em conjunto o custo de oportunidade de não estar no evento (casos reais de empresas que cresceram após lançamentos bem posicionados).
  • Criar um “buffer de confiança”: uma semana de apoio técnico pós-lançamento com um squad de suporte dedicado (reconhecendo o valor dos testes, mas com abordagem ágil).