PARTE III
VIESES PSICOLÓGICOS: IDENTIFICAÇÃO e MITIGAÇÃO
[
{
- Por decisão da Presidência da Cia. Uma nova data, comum a todos deveria ser remarcada em no máximo 02 reuniões, sempre ás 2ª feira e 4ª feira, e que elas deveriam possibilitar a presença de todos os profissionais envolvidos, conforme a capacidade de indivíduos adequadamente instalados.
- Já ocorreram 03 reuniões, sendo determinado a próxima e segunda 4ª feira a última.
- Apesar de ter sido identificado o “Ponto de Convergência Potencial” tanto o Setor DP bem como a galera da MV não consegue fechar um acordo por dois grandes motivos:
**▪ Grupamento de Afirmações proferidas nas 03 reuniões ocorridas. **
#** Grupamento 01: ** {“eu ainda não me sinto segura para afirmar que minha parte definitivamente finalizada”}. {“em time que se está ganhando não se mexe, portanto não abro mão do limite máximo possível, pois foi assim nos três produtos anteriores”}, {“revistas especializadas garantem que nunca se deve alterar o número de semanas planejados no design de criação do produto após este ter sido finalizado”}. {“nosso produto final sempre foi considerado “perfeito” justamente porque não mudamos etapas consideradas críticas, como agora”}. {“O número de erros de fabricação detectados na fase de pós-venda está inversamente relacionado com a quantidade de testes e não com a qualidade destes. Já o número de testes está diretamente relacionado com a duração em semanas desta fase. Qual é a parte que eles não conseguem enxergar: regras são feitas para seguir e nunca modificar”}. {“Não aceito que ninguém venha aqui no nosso setor, após tantos prêmios, dizer que existe a possibilidade de encontrarmos um Ponto de Convergência Potencial” porque isso foi dito pela IA nas aulas de um Curso. Além de ser modismo, o que conta mesmo é a experiência de profissionais como eu e vocês aí].
**Grupamento 02: **
{“estou com um pressentimento de que se sairmos da rotina vai dar tudo errado”}.
{“o povo está maluco, a “GestioNova” vai ser o maior evento do setor da américa latina, e eles querendo reduzir os números de semanas”},
{“quer saber mesmo o que pensamos? Pois saibam que tudo isso está acontecendo porque há exatamente há 01 ano temos uma mulher na Presidência e na Gerência de TI um profissional de 57 anos de idade sem uma pós-graduação sólida como a nossa. No minimo um Mestrado ele deveria possuir”}.
{Quando me falaram que iriamos receber uma nova tecnologia com ferramentas avanças de IA pensei comigo só falta agora termos que obedecer a máquinas com essa tal IA. Pois é isso que esta ocorrendo agora.
]
[
{
INSTRUÇÕES:
- Peça à IA que analise as falas para identificar vieses psicológicos.
- Solicite insights estratégicos: Após identificar os vieses, peça para a IA sugerir maneiras de:
▪ Redefinir a ancoragem: orientar a negociação para novos pontos de comparação (ex. novos riscos ou necessidades).
▪ Criar propostas de valor: ideias para justificar o preço da proposta com exemplos, estudos de caso ou benefícios futuros.
}
]