Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
13
respostas

Videos da aula do Alura nao funcionam no Firefox

Olá pessoal.

As aulas de vídeo não funciona no Ubuntu. Tentei fazer um procedimento que achei no google mas dá erro. Descrevo abaixo para que os senhores possam me orientar.

1)wget -q -O - https://dl-ssl.google.com/linux/linux_signing_key.pub | sudo apt-key add -

Esse deu certo.

2)sudo sh -c 'echo "deb http://dl.google.com/linux/chrome/deb/ stable main" >> /etc/apt/sources.list.d/google.list'

Esse também funcionou sem erros

3) sudo apt-get update ; sudo apt-get install google-chrome-stable -y

Nesse passo deu o seguinte erro:

E: Tipo '<!DOCTYPE' não é conhecido na linha 1 na lista de fontes /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list

E: A lista de fontes não pode ser lida.

E: Tipo '<!DOCTYPE' não é conhecido na linha 1 na lista de fontes /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list

E: A lista de fontes não pode ser lida.

E: Tipo '<!DOCTYPE' não é conhecido na linha 1 na lista de fontes /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list

E: A lista de fontes não pode ser lida.

Já tentei outros comandos tentando fazer funcionar no Firefox e esse erro de DOCTYPE também ocorreu.

Há alguma alternativa?

13 respostas

Oi João, só para eu entender... Você não consegue assistir os videos no firefox usando o ubuntu, é isso? Ou é o conteúdo passado na aula que vc testou no ubuntu e não funcionou?

Oi Alberto obrigado pelo retorno. Sim, eu não estou conseguindo assistir os vídeos da aula de Linux no site do Alura usando o Firefox e o Ubuntu 16.04.

Pesquisei neste forum e achei a mesma dúvida que a minha e neste tópico foi sugerido instalar o Chrome porque para solucionar o problema com o Firefox teria que ter um pouco mais conhecimentos por se tratar de procedimentos mais avançados e por isso foi sugerido instalar o Chrome que os vídeos funcionariam.

No aguardo.

Oi João,

Estamos ainda investigando essa questão para que os alunos não precisem fazer esses ajustes.

Mas obrigado pelo feedback! Levanteremos esses fixes que você propôs, na hora de implementar a solução.

Abraços.

tive exatamente o mesmo problema!resolvido com esse tutorial! https://www.linuxbrasil.org.br/configuracoes_iniciantes/plugin_flash/Instalando_configurando_plugin_flash.html

Obrigado André. Segui todos os passos deste link muito bem explicado mas após clicar no botão Recarregar dá uma mensagem de que houve um erro grave interno e não finaliza com sucesso.

Segui esse procedimento para criar meu Dual Boot e deu tudo certo sem erros:

https://www.todoespacoonline.com/w/2015/05/instalar-ubuntu-e-windows-em-dual-boot-guia-definitivo/

Será que é algo que eu tenha que fazer durante a instalação?

João atualiza o ubuntu e o firefox eu me lembro de ter feito isso antes de fazer os procedimentos que te passei no link. acredito não ser problema na instalação já que ela não houve erros!

OK.. Andre.. mas como eu atualizo o Ubuntu e o Firefox? Será pelo shell?Desculpe minha pergunta mas estou começando no Linux. Pelo que pesquisei há alguns comandos que se faz "na mão" ou existe alguma maneira de atualização na configuração do Linux?

eai João, no firefox na barra de menus vá em Ajuda > Sobre Firefox ele vai verificar sua versão e já atualiza se estiver desatualizado!

no shell do linux digite: sudo apt-get update sudo apt-get upgrade

Olá André... nao funciona amigo !!!! Acho que meu Linux está "bugado". Primeiro tentei abrir o Software Updater e deu um erro inesperado e fechou o programa. Depois fui no shell executar os comandos acima e deu erros: jotabe@jotabed:~$ sudo apt-get update

E: Tipo '<!DOCTYPE' não é conhecido na linha 1 na lista de fontes /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list E: A lista de fontes não pode ser lida.

jotabe@jotabed:~$ sudo apt-get upgrade

E: Tipo '<!DOCTYPE' não é conhecido na linha 1 na lista de fontes /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list E: A lista de fontes não pode ser lida. E: Tipo '<!DOCTYPE' não é conhecido na linha 1 na lista de fontes /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list E: A lista de fontes não pode ser lida.

Nao consigo atualizar o Linux nem pelo Updater e nem pelo shell. Tem alguma coisa errada né ? :(

João navegue até a /etc/apt/sources.list.d/ digite o ls, vc verá esse arquivo medibunutu.list manda ele pro espaço sudo rm medibunutu.list

ai tenta novamente sudo apt-get update sudo apt-get upgrade

Bom dia João.

Visualizo os vídeos normalmente no Fedora utilizando o Firefox, eu tenho o pipelight habilitado, mas pra ser sincero, já habilitei o pipelight assim que instalei o SO, não sei se funcionava sem o plugin.

Com esse plugin, é possível utilizar silverlight, flashplayer e etc. Segue um passo a passo de como instalar, atualizado recentemente e em português:

http://www.edivaldobrito.com.br/pipelight-plugins-do-windows-no-linux/

solução!

Olá amigos.

Fiz todos os procedimentos sugeridos pelo André e pelo Rodrigo. No caso da sugestão do Rodrigo segui passo-a-passo. Aparentemente não vi mensagens de erro. Ao clicar no vídeo da aula, não executa, ou seja, o vídeo não inicializa. Vamos fazer o seguinte: não vou me prender por que o vídeo não abre por que afinal posso assistir o vídeo de outro jeito, pelo app do Alura no cel por exemplo e além do mais o restante estão OK, como a teoria, os exercícios.

Não estou desistindo. Enquanto os amigos sugerem outras dicas vou pesquisando também, embora minha mínima experiência.

Obrigado pela ajuda e feedback e Deus lhes abençoe.

Amigos, estou marcando como solucionado. Instalei o Chrome e os vídeos estão funcionando OK. Problema resolvido. Fica como desafio tentar resolver o problema no Firefox mas deixa me adquirir um pouco mais de experiência no Linux. Valeu amigos pela ajuda.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software