1
resposta

Vídeo com gráficos de acurácia e loss está meio esquisito

Olá. Estou assistindo aos vídeos sobre underfit e overfit e reparei que o vídeo com gráficos de acurácia e loss está meio esquisito. A primeira vez que eles aparecem, o eixo x, das épocas, está indo quase até 50, sendo que o modelo havia sido treinado apenas com 5 épocas. Além disso, os valores de acurácia estavam muito estanhos. Logo em seguida, ao mudar pra 10 épocas, os gráficos mudaram completamente, sendo que o eixo x ficou correto agora, indo até 10 apenas e os valores de acurácia ficaram dentro dos valores esperados. Além das curvas terem se modificado, ficando mais parecidas com o esperado em um treinamento. Queria saber se houve um erro, uma falha na edição do vídeo e também que seria bom explicar melhor caso algo tenha sido feito por trás das câmeras pra arrumar os gráficos. Até a legenda está errada, mesmo o código que está apresentado na célula acima estar correto. Obrigado.

1 resposta

Alex, tudo bem?

Eu reparei também isso que você notou e até em um momento ela falou que era a 10a época algum ponto no gráfico mas ali acho que ali estava escrito 1.0, 1.5, assim por diante até 5.0. Acho que teve alguma confusão, inclusive se você reparar o gráfico os vertices das linhas eram só no 1.0, 2.0, 3.0 e assim por diante, o que não aconteceria num gráfico de 50 epochs.

Até esse video eu acho que o modelo estava sendo calculado erradamente também. E os resultados eram diferente dos resultados que eu estava obtendo. Tenho a impressão que isso acontecia pela normalização que estava:

# normalização
imagens_treino= imagens_treino/255.0

Ou seja, cada vez que era rodado a célula a imagens_treino era dividida por 255.

No meu modelo eu mudei para:

# normalização
x_train_normalized = imagens_treino/255.0

E usei essa variável no resto do modelo e acabei obtendo os resultados semelhante aos que ela teve no final. Será que pode ser isso?

Abraço.