Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

video 4 aula 2 curso 2 power bi

no vídeo é feita a conversão da coluna CEP e CPF para texto tendo em vista que o power bi importou os dados convertendo como números, nesta importação do power bi os números "zero" que existiam à esquerda sumiram e por isso da conversão em texto, porém quando foi realizada a conversão das colunas em texto os "zeros" não voltaram e este detalhe não foi tratado no vídeo, vide linha 6 da tabela gerada (492472718). Esse tratamento tem que ser feito um a um (no braço mesmo?) ou no momento da importação do csv já teria como definir que aquilo seria um texto? na verdade no meu caso aqui onde o professor mostra que apareceram "zero" (388323245) aqui ficou sem nada.

4 respostas

Oi Alexandre, tudo bem?

Não tem nenhum problema os dados da coluna não aparecer os zeros ao converter para texto. O que vai contar é o campo que esteja como texto.

Ao importar é possível fazer o tratamento antes de carregar o .csv. Invés de clicar no botão Carregar, clique no Transformar Dados. Faça as modificações e depois clique em Fechar e Carregar.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa você me fala, tá bom? :)

Entendi, é que dependendo a pessoa que pediu o relatório irá questionar sobre um numero de CPF estar menor do que o outro e devido a isto eu perguntei porque poderia haver algum comando DAX que ajudasse a automatizar os número ficarem com o mesmo tamanho devido ser uma apresentação e com certeza alguém iria questionar rsrsrsrs, mas vou continuar o curso, a frente pode ser que apareça o comando se existir, brigadão.

solução!

Oi Alexandre,

Me perdoa, eu não tinha compreendido bem a sua dúvida.

Tem como sim fazer o tratamento dos zeros no CPF e no CEP. No caso teríamos que replicar as colunas para fazer as condições e inserir os zeros. Aqui nesse site, explica o passo a passo de como fazer.

Qualquer dúvidas podemos ir conversando, tá bom? :)

vlw brigadão

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software