4
respostas

Vetorização - Transformar pontos em curva

Bom dia!

Estou na parte do curso de começar a vetorizar a garrafa e o "olhinho" não aparece para mim. Como devo fazer?

Muito obrigada!

Tarciene

4 respostas

Bom dia Tarciene, tudo bem ^^

Este "olhinho" é uma propriedade que foi inserido no Illustrator versão CC 17.1 Se você estiver utilizando uma versão anterior a esta infelizmente não será possível usar esta opção que chamamos de live corner.

Caso você tenha a versão superior a esta apontada acima, veja se você esta utilizando a ferramenta direct selection tool, a setinha branca, para selecionar os pontos, e não a ferremanta select apenas, setinha preta.

Um ultima coisa que pode estar acontecendo é você ter desabilitado a visualização. vá no menu VIEW > SHOW EDGE (CTRL + H), esta opção habilita a visualização das linhas quando você seleciona o objeto, e por consequencia mostra os pontos de arredondamento.

Podem ser esses os 3 casos, veja se algum desses soluciona o seu problema ^^

Um abraço e bons estudos

Ei Luiz Carlos! Bom dia!

Minha versão é a CS6. Não sei se é inferior. Se não tiver essa ferramenta há outro recurso que substitui?

Olá 8).

Sim a versão CS6 é inferior 8(.

Você pode fazer sim de outra forma, mas é mais trabalhosa ok.

1º - Você pode usar um efeito chamado round corner, seleciona o objeto vai no menu EFFECTS > ESTYLIZE > ROUND CORNER, o problema é que isto é um efeito e ele aplica em todas as bordas do objeto, então vai arredondar por completo o retângulo.

2º - Por ser um efeito você vai precisar expandir o objeto, para ele criar os vertex de arredondamento no objeto e não pelo efeito, basta selecionar o objeto e ir no menu OBJECT>EXPAND APPEARANCE;

3º - Agora sim você vai ter que manipular os vertex de traz para ficarem retos novamente. Pegue a ferramenta PEN, remova os dois vertez de traz clicando em cima deles, depois pressionando ALT para remover o efeito de curva você clica em cima dos vertex que sobraram.

Parece confuso mas você consegue fazer de maneira bem fácil.

Eu vou deixar um vídeo rápido aqui para você acompanhar os processos caso tenha dúvida ok.

Vídeo

Note que eu deixei o objeto só com as bordas e com a parte interna sem preenchimento, isso é importante, por que o expand appearance separa o preenchimento da borda ok.

Espero que ajude a continuar bem o curso.

Um abraço e bons estudos.

Ei Luiz Carlos, boa tarde!

Muito obrigada! Entendi demais! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software