Oi Julio! Bom dia, espero que você também esteja bem!
Vamos lá! No código que você mencionou, temos a seguinte linha:
GetComponent<Rigidbody>().MovePosition
(GetComponent<Rigidbody>().position +
(direction * speedP1 * Time.deltaTime));
Aqui, estamos utilizando o componente Rigidbody
para mover a posição do objeto. Vou explicar cada parte para você:
GetComponent<Rigidbody>().position
: Isso pega a posição atual do objeto no espaço 3D.
direction
: Este é um vetor que representa a direção em que você deseja mover o objeto. Ele é calculado com base na entrada do jogador (por exemplo, teclas de seta ou WASD).
speedP1
: Esta é a velocidade com a qual você deseja que o objeto se mova. É um valor que você define para controlar a rapidez do movimento.
Time.deltaTime
: Este é um valor que representa o tempo que passou desde o último frame. Multiplicar pela deltaTime
garante que o movimento seja suave e independente da taxa de quadros do jogo. Sem isso, o movimento poderia ser mais rápido ou mais lento dependendo do desempenho do jogo.
Então, quando você multiplica direction * speedP1 * Time.deltaTime
, você está basicamente dizendo: "Eu quero mover meu objeto na direção especificada, com a velocidade especificada, e quero que este movimento seja suave e consistente ao longo do tempo".
Por exemplo, se direction
for (1, 0, 0)
, speedP1
for 5
, e Time.deltaTime
for 0.02
(supondo que o jogo está rodando a 50 fps), o resultado será:
(1, 0, 0) * 5 * 0.02 = (0.1, 0, 0)
Isso significa que a posição do objeto será atualizada em 0.1
unidades na direção X a cada frame dando no final de 1 seg os 5 que você gostaria.
Espero ter ajudado e bons estudos!