Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Vértice solta?

Olá equipe Alura. Tenho uma dúvida que está me deixando angustiado rsrs.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Na imagem acima, quando puxei esse vértice para organizar o fluxo de malha ele veio sozinho, junto com outra face e descolado da malha de cima. Isso vem acontecendo com uma certa frequência, mesmo eu tomando muito cuidado em não clicar ou apertar botões de atalho mais do que o necessário. Estou fazendo exatamente como na instrução do professor.

Não sei se isso é algum bug da versão do Blender (4.3.2) ou se sou eu mesmo fazendo algo errado.

Geralmente costumo arrumar isso deletando o vértice e recriando a face se ela for deletada junto. Mas é um retrabalho que acaba tomando tempo, ja que por conta desse erro, eu acabo testando todas as vértices do modelo.

1 resposta
solução!

Olá, Fabio, tudo bem?

Isso por acontecer por conta de vértices duplicados. Quando isso acontece, ao mover um vértice, ele pode se deslocar separadamente da malha. Uma possível solução é selecionar toda a malha e usar o comando Merge by Distance. Isso vai mesclar vértices sobrepostos e evitar esses deslocamentos. Outra possibilidade é que algumas faces estejam desconectadas da malha principal.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)