1
resposta

Vértice solta?

Olá equipe Alura. Tenho uma dúvida que está me deixando angustiado rsrs.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Na imagem acima, quando puxei esse vértice para organizar o fluxo de malha ele veio sozinho, junto com outra face e descolado da malha de cima. Isso vem acontecendo com uma certa frequência, mesmo eu tomando muito cuidado em não clicar ou apertar botões de atalho mais do que o necessário. Estou fazendo exatamente como na instrução do professor.

Não sei se isso é algum bug da versão do Blender (4.3.2) ou se sou eu mesmo fazendo algo errado.

Geralmente costumo arrumar isso deletando o vértice e recriando a face se ela for deletada junto. Mas é um retrabalho que acaba tomando tempo, ja que por conta desse erro, eu acabo testando todas as vértices do modelo.

1 resposta

Olá, Fabio, tudo bem?

Isso por acontecer por conta de vértices duplicados. Quando isso acontece, ao mover um vértice, ele pode se deslocar separadamente da malha. Uma possível solução é selecionar toda a malha e usar o comando Merge by Distance. Isso vai mesclar vértices sobrepostos e evitar esses deslocamentos. Outra possibilidade é que algumas faces estejam desconectadas da malha principal.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)