Durante a aula 4 foi informado que podemos omitir a versão do plugin e o Maven pegaria a mais nova. Mas e se eu quiser omitir a versão de uma dependência para que o Maven pegue a mais nova, é possível?
Durante a aula 4 foi informado que podemos omitir a versão do plugin e o Maven pegaria a mais nova. Mas e se eu quiser omitir a versão de uma dependência para que o Maven pegue a mais nova, é possível?
Oi Hector,
No caso das dependencias, a tag <version>
é obrigatória.
Você precisa informar qual a versão desejada de cada dependencia.
Tem algumas bibliotecas que aceitam você passar o valor LATEST
, e elas retornam a última versão.
Exemplo:
<dependency>
<groupId>org.springframework</groupId>
<artifactId>spring-webmvc</artifactId>
<version>LATEST</version>
</dependency>
Nesse exemplo estou utilizando como dependência a biblioteca do Spring, e ele aceita o valor latest.
Mas o problema é que isso depende da biblioteca, pois nem todas tem configurado esse Latest como versão.
Outro problema também dessa abordagem é que isso pode ser ruim para um projeto, pois se você declara as dependencias como LATEST, as libs do projeto podem ser atualizadas sem que você perceba e isso pode gerar efeitos colaterais no projeto.
O ideal é sempre utilizar uma versão específica de cada biblioteca, e quando sair uma atualização de uma dependencia, testar primeiro para ver se a atualização não vai causar impactos no projeto.
Bons estudos!