Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Versão do Windows Server

Precisarei instalar um servidor em uma empresa, estou em dúvidas em qual versão comprar do Windows Server que não tenha limites de usuários(computadores) na rede.

Obrigado!

6 respostas

Olá, Heitor. Tudo bom com você?

Acredito que você esteja falando sobre a role de Active Directory Domain Services. Estou certo? Caso contrário, me corrija!

Sobre o AD-DS, todas as edições do Windows Server 2016 oferecem suporte a esta role, como você pode ver na tabela comparativa entre as versões Windows Server 2016 e Windows Server 2016 Data Center: https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/get-started/2016-edition-comparison#server-roles

No entanto, o licenciamento do Windows Server é um assunto bastante complexo. Você pode baixar o folheto oficial (somente em inglês, infelizmente) diretamente do site da Microsoft, em http://download.microsoft.com/download/7/2/9/7290EA05-DC56-4BED-9400-138C5701F174/WS2016LicensingDatasheet.pdf

Na verdade a dúvida é exatamente sobre o Número máximo de usuários" com base em CALs. É certo dizer que tenho um numero máximo de conexões no servidor? (dependendo da versão).

Detalhe , o server só terá controle de usuários, grupos e pastas compartilhada. Tudo local. Até onde vi o standard da conta.

Grato por responder Guilherme

Heitor, você saberia me dizer qual role você pretende fazer uso ou mais detalhes de seu caso de uso?

(Sobre Remote Desktop Services - RDS) É certo dizer que toda licença do Windows Server dá direito a 2 conexões simultâneas pelo Remote Desktop e mais conexões simultâneas por CALs adquiridas.

No entanto, haverá a limitação física: se os usuários destas conexões remotas usarem aplicativos como o Google Chrome ou do pacote Office, por exemplo, você irá precisar de muita memória RAM no servidor.

A configuração de hardware de seu servidor deve ser compatível ao uso dos usuários.

Somente preciso controlar o acesso a máquina(login)...é nisso que não posso ter limitação. E também disponibilizar pasta por setor. O uso do servidor vai resumir em controle de acesso, e disponibilização de pastas compartilhadas. É algo simples mesmo, nada complexo. Não vou precisar acessar remoto!

solução!

Eu não encontrei em documentação oficial o número máximo de contas locais que uma versão do Windows Server suporta.

O Security Account Manager (SAM) é o banco de dados responsável por guardar as contas de usuários do computador/servidor e eu não tenho certeza à respeito de seus limites, mas são valores bem altos, possivelmente centenas até 1000+ usuários.

Obrigado Guilherme.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software