3
respostas

Versão do Visual Studio é tão diferente que não tenho ideia de como usar

Ao chegar na aula em que o professor aborda o debugger percebi que meu Visual Studio está em uma versão bem mais recente. Não consegui executar praticamente nada do que ele sugere, porque tudo aparece de forma diferente, sendo assim acabei ficando travado nessa parte. Não chega a ser totalmente problemático porque consigo acompanhar a aula e ver o que ele faz, e também já entendo mais ou menos como o debugger funciona, mesmo assim creio que seria importante no futuro atualizarem pelo menos essa parte do curso usando as versões mais modernas.

Minha versão segue abaixo:

Version: 1.56.1 (user setup) Commit: e713fe9b05fc24facbec8f34fb1017133858842b Date: 2021-05-06T10:08:05.141Z Electron: 12.0.4 Chrome: 89.0.4389.114 Node.js: 14.16.0 V8: 8.9.255.24-electron.0 OS: Windows_NT x64 10.0.19042

3 respostas

Fala ai Roger, tudo bem? Obrigado por avisar, vou passar esse ponto e seu feedback para o pessoal dar uma olhada.

Abraços e bons estudos.

Bom dia Estou com o mesmo problema porém quando clico no ico9ne que aparece Run and Debug o programa debuga outro arquivo e não sei como ele fazer o debug no no arquivo que desejo no caso 8-loop.js também preciso desta informação Obrigado

Jorge,

antes de mais nada, verifique se você está com o arquivo certo aberto. Às vezes, você está com o arquivo errado aberto, ao invés do certo, sem nem mesmo perceber.

Um caso também de arquivo certo é você selecionar qual arquivo vai debugar lá na parte de debug do VSCode. Veja a imagem de exemplo:

imagem de exemplo

Outro ponto para se atentar é o arquivo .json — caso tenha seguido o método de debug pelo arquivo —, que tem um atributo chamado "program", e dentro dele, há o local para o nome do arquivo que será debugado. Se não estiver com o nome certo, certamente ele não vai ser debugado. Veja um exemplo:

Jeito que deveria estar: "program": "${workspaceFolder}/8-loops.js"

Possível jeito que está: "program": "${workspaceFolder}/7-condicionais.js" ᠌᠌᠌

E se mesmo assim ainda não funcionar, no último dos casos, exclui todo o código do arquivo que mostra e sobrescreve com o código que você quer ver 8)

~

Caso tenha mais alguma dúvida de algo, recomendo reassistir as duas aulas que falam sobre o debugger, e, ler esse tópico, que foi feito por um aluno, falando justamente sobre esse debugger e como usar atualmente. E eu acho que o mesmo vale para você, Roger!

Espero ter ajudado :D