Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Versão do Python no Linux

Prezados (as),

a versão do python instalado na minha máquina e a Python 3.10.12. Eu tenho um projetinho em andamento até o momento utilizando essa versão, bibliotecas etc. Vai impactar eu remover essa versão Python 3.10.12 para instalar a mencionada no curso sudo apt install python3.12.0 ou posso deixar as duas ?

1 resposta
solução!

Olá, Roberson! Como vai?

Você pode ter múltiplas versões do Python instaladas no seu sistema Linux sem problemas. Isso é bastante comum, especialmente quando se está desenvolvendo diferentes projetos que podem requerer versões distintas do Python.

Para gerenciar isso, você pode utilizar ferramentas como o pyenv, que facilita a instalação e troca entre diferentes versões do Python. Com o pyenv, você pode definir qual versão do Python usar globalmente ou por projeto, garantindo que cada projeto utilize a versão correta sem interferir nos demais.

Aqui está um exemplo de como você pode usar o pyenv para instalar e gerenciar múltiplas versões do Python:

1. Instale o pyenv seguindo as instruções no repositório oficial do GitHub.

2. Após a instalação, você pode listar as versões disponíveis do Python com o comando:

pyenv install --list

3. Instale a versão desejada com:

pyenv install 3.12.0

4. Defina a versão do Python para um projeto específico navegando até o diretório do projeto e executando:

pyenv local 3.10.12

Dessa forma, você pode continuar desenvolvendo seu projeto atual com a versão 3.10.12 e testar a nova versão 3.12.0 sem conflitos.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.