3
respostas

Versão do Python no Google Colab

Tentei seguir o curso com a versão diferente da do curso mas, nao sei como, deu errado. Tem como mudar a versão no colab?

3 respostas

Oii Jade! Tudo bem com você?

É possível configurar sim, mas logo deixo avisada que isso não é essencial para acompanhar o curso, a versão padrão do Pytohn no colab (3.7.13, atualmente) já satisfaz o curso, então não é necessário fazer essa mudança da versão.

Então vamos ao tutorial, primeiro execute o código abaixo, para verificar a versão do Python:

!python --version

Terá então o aparecimento da atual versão do Python no Colab. Digite e execute o código abaixo para alterar a versão:

!sudo update-alternatives --install /usr/bin/python3 python3 /usr/bin/python3.6 8

Agora configuramos a versão do Python, para isso executamos o código abaixo:

!sudo update-alternatives --config python3

Vamos ter como retorno uma solicitação para digitar o número de seleção da versão desejada, nesse exemplo, você seleciona a que se refere a versão 3.6.8, como temos a opção auto mode e manual mode, selecione a opção auto mode.

There are 2 choices for the alternative python3 (providing /usr/bin/python3).

  Selection    Path                Priority   Status
------------------------------------------------------------
* 0            /usr/bin/python3.6   8         auto mode
  1            /usr/bin/python3.6   8         manual mode
  2            /usr/bin/python3.7   2         manual mode

Press <enter> to keep the current choice[*], or type selection number:

Após isso, verifique novamente a versão do Python

!python --version

E instalamos o Python permanentemente na versão especificada no notebook do Colab.

!sudo apt install python3-pip

Espero ter te ajudado. Bons estudos!

Bom dia Mirla!

Desculpa pelo trabalho que dei D: Mas eu tentei dar continuidade no curso com a versão que estava, e no fim deu tudo certo. Estou conseguindo fazer tudo, por enquanto. Muito obrigada mesmo assim, pela atenção.

Imagina! Estou aqui para ajudar, não se preocupa ;-) Parabéns por ter concluído o curso!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software