Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

versão do Node não suportada

WARNING: The legacy expo-cli does not support Node +17. Migrate to the new local Expo CLI: https://blog.expo.dev/the-new-expo-cli-f4250d8e3421

aparece esta mesagem quando eu vejo a versao do expo, é possível resolver?

7 respostas

Olá, Henrique! Como vai?

Entendo que você está encontrando um problema com a versão do Node que está utilizando. O Expo CLI que você está utilizando é uma versão mais antiga que não suporta o Node +17.

A solução para o seu problema é migrar para a nova versão do Expo CLI. Seguindo a mensagem de erro que você recebeu, você pode encontrar instruções detalhadas sobre como fazer isso no seguinte link: The new Expo CLI.

Aqui está uma visão geral dos passos que você precisará seguir:

  1. Desinstale a versão antiga do Expo CLI com o comando npm uninstall -g expo-cli
  2. Instale a nova versão do Expo CLI com o comando npm install -g expo-cli
  3. Verifique a instalação com o comando expo --version

Lembre-se de que, ao atualizar para a nova versão do Expo CLI, você pode encontrar algumas diferenças na forma como os comandos são executados ou na forma como o ambiente de desenvolvimento funciona. Recomendo que você leia atentamente as notas de lançamento e a documentação da nova versão para se familiarizar com quaisquer alterações.

Ou você pode tentar descer a versão do "Node", instalar uma versão mais antiga.

Espero ter ajudado e bons estudos!

ja fiz o processo acima como eu outra parte do forum dizia,

não adiantou nada, continua dando mesmo erro.

vc poderia me explicar como baixar a versao abaixo da 17 (como o prompt pede) pq no site do Node aparecem varias coisas que nao entendi

obg

O meu também está dando a mesma mensagem

acredito q gracas a isso nao consigo importar as fontes e mais pra frente so curso vaondar outros erros

Continuei e realmente, agora não consigo continuar pq esta dando outros erros como uma reação em cadeia, precisamos de ajuda Alura

Pessoal, tive o mesmo problema. A minha solução foi:

Quando usei o comando expo --version só informou a versão o expo, sem nenhuma mensagem de erro.

Espero que isso ajude.

solução!

Olá, boa noite!

Primeiro gostaria de pedir desculpas pela demora.

Vamos lá! O Expo fez um update que evita a instalação do expo-cli. Em resumo, melhora performance. Então agora precisamos fazer algumas coisas diferentes. Eu estou utilizando a versão 20.0.5 do nodeJS, então vocês podem utilizar a versão mais recente que em teoria deveria funcionar (famoso caso de "funciona na minha máquina").

Se você baixou o arquivo inicial do GitHub, a primeira coisa que precisamos fazer é atualizar o arquivo package.json para utilizar a versão mais nova do expo e do expo-status-bar:

{
  "name": "react-native-comecando-do-zero",
  "version": "1.0.0",
  "main": "node_modules/expo/AppEntry.js",
  "scripts": {
    "start": "expo start",
    "android": "expo start --android",
    "ios": "expo start --ios",
    "web": "expo start --web"
  },
  "dependencies": {
    "expo": "^49.0.21", //Atualizado
    "expo-status-bar": "^1.7.1", //Atualizado
    "react": "18.2.0",
    "react-native": "0.71.7"
  },
  "devDependencies": {
    "@babel/core": "^7.20.0"
  },
  "private": true
}

Depois basta rodar npm install para atualizar o projeto com a nova versão do expo.

Agora para rodar o projeto, não vamos mais usar o expo-cli. Vamos utilizar o seguinte comando no terminal:

npx expo start

Ele vai pedir para baixar algumas outras dependências, basta apertar y para concordar com os novos pacotes. Quando o download e a instalação terminar, você terá algumas opções de emuladores dentro do seu terminal.

Escolha o emulador que você está utilizando em sua máquina e depois de alguns instantes, a interface do Expo Go deve aparecer na tela do seu emulador. Vão aparecer algumas dicas e atalhos para abrir menus de desenvolvimento que você pode fechar por hora.

Agora você tem tudo o que precisa para rodar o projeto do curso utilizando as versões mais novas do nodeJS. Só tomar cuidado que a atividade "Criação da aplicação" utiliza ainda o expo-cli. Se você quiser criar um novo projeto, pode utilizar o seguinte comando:

npx create-expo-app orgs-cesta

Detalhe que esse comando não tem o mesmo passo-a-passo para criar o projeto como no vídeo, mas o resultado é o mesmo que o da instrutora mas com o package.json já atualizado como o que eu escrevi acima.

Mais uma vez peço desculpas pela demora. Espero ter ajudado! Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software