3
respostas

"verificação cruzada"

Boa tarde. Na classe Provas eu verifico a media . Na classe Aluno eu verifico a idade de cada aluno. Como eu faço uma "verificação cruzada"? Onde dependendo da nota do aluno e da idade do mesmo eu posso ou não chamar o Responsável.

Algo como se o aluno estiver abaixo da média e for menor de 15 anos, a escola chama os responsáveis (e se o aluno estiver abaixo da média e for maior de 15 anos, não se chama os pais).

Ficou confuso?

3 respostas

Boa tarde Patrick,

Você está pensando em um fluxo condicional. Fluxo condicional é uma coisa que existe em todas as linguagens de programação(que eu conheço) e serve para definir o fluxo do nosso programa baseado nos valores de nossas variáveis. Para fazermos um fluxo condicional usamos a palavra if (se) conforme o exemplo abaixo:

public class MyClass {
    public static void main(String args[]) {

int mediaAluno = 6;
        int idadeAluno = 14;

// Se media for menor que 7 e idadeAluno menor que 15
        if ( media < 7 && idadeAluno < 15) {
            System.out.println("Chamar os responsaveis");
        // Se media for menor que 7 e idadeAluno maior que 15
        } else if ( media < 7 && idadeAluno > 15)  {
            System.out.println("Dar uma advertência");
        // Se nenhuma condição for aceita o fluxo termina aqui
        } else {
            System.out.println("Promover aluno");
        }
    }
}

Acredito que durante o curso será coberto o uso de condicionais em breve, dê uma olhada no código acima e tente testá-lo.

Abraços

Boa tarde Vinícius! Na verdade a parte do if tá tranquilo rs... o que tá pegando pra mim é como trazer a informação da média que está em uma classe, a informação da idade que está em outra classe e fazer essa informação numa terceira classe, onde está o main.

Agora ficou mais claro. Para acessar as informações de duas classes diferentes você precisa instanciar um objeto de cada uma dessas classes, veja o exemplo abaixo:

Provas prova = new Provas();
Aluno aluno = new Aluno();

int nota = prova.nota;
int idade = aluno.idade;

// O if seria igual a resposta anterior

O exemplo provavelmente não está idêntico ao da aula, mas a idéia é basicamente essa. Crie um objeto para cada classe e aí você tem acesso a ambas informações na sua main.

Abraços