2
respostas

Vendendo uma geladeira a esquimó

Bem vamos lá! Em primeiro lugar eu iria me informar sobre meu cliente. Quais alimentos esse esquimó consome? Como ele faz para armazenar a comida? Se é um esquimó, a temperatura ambiente dele muda com o tempo de forma imprevisível, talvez seu alimento não seja conservado de fato, informação essa que eu poderia descobrir também conversando com ele. Depois de um bom papo, tomando um chocolate quente ou um café, poderia mostrar para ele por exemplo que a geladeira dentro de seu iglu ( que não é tão frio assim (15ºC)) evitaria dele ter que pegar a comida fora do iglu, ou ainda que a geladeira evitaria deixar a sua comida exposta para algum animal roubar. Concluindo a venda da geladeira, eu manteria contato com ele, para quem sabe, vendê-lo um aquecedor ou uma cafeteira para ele mesmo no iglu dele tome aquele cafezinho delicioso que tomamos juntos quando nos conhecemos.

2 respostas

Olá, Juliano, como vai?

Adorei sua reflexão sobre como abordar um cliente, especialmente com o exemplo da atividade. É realmente importante entender os hábitos e necessidades do cliente antes de sugerir qualquer solução. Saber quais alimentos ele consome e como ele os armazena pode fazer toda a diferença na apresentação de uma proposta relevante e convincente. Sua ideia de manter uma conversa amigável e mostrar os benefícios práticos de uma geladeira dentro do iglu é excelente, pois se conecta diretamente com o cotidiano e os desafios do cliente.

Além disso, manter o contato para futuras vendas, como aquecedores ou cafeteiras, demonstra uma visão de longo prazo e preocupação com o bem-estar contínuo do cliente. Isso certamente ajuda a construir uma relação de confiança e fidelidade.

Continue com essa abordagem empática e estratégica, pois ela é essencial para o sucesso nas vendas e na construção de relacionamentos duradouros.

Qualquer dúvida ou nova reflexão, o fórum está à disposição para ajudá-lo.

Abraços.

Bom complemento da aula.