1
resposta

Velocidade no uso de dados compartilhados.

Bom dia, boa tarde e boa noite pessoal.

Gostaria de saber se no momento em que estou criando o meu BI na empresa, eu utilizar varias fontes de informação para montar meu dashbord, o power bi pode acabar ficando mais lento ou muito pesado se as origens das informações já serem fontes que são compartilhadas com varias pessoas para que seja alimentadas? Levando em consideração que usem uma rede de internet padrão de uma empresa multinacional.

1 resposta

Oi Bruno, tudo bem?

De fato, quando você usa várias fontes de informação no Power BI, principalmente as que são compartilhadas e acessadas por várias pessoas, o desempenho pode acabar ficando mais lento. Isso acontece porque o volume de dados que o Power BI precisa processar aumenta, e a qualidade da conexão de rede também pode influenciar.

Se muitas pessoas estão acessando os dados ao mesmo tempo, a rede pode ficar sobrecarregada. Além disso, se você estiver usando uma conexão direta (DirectQuery), o Power BI precisa consultar os dados em tempo real, o que pode ser mais devagar. Importar os dados para o Power BI pode ser uma solução melhor, já que os dados ficam armazenados localmente, tornando o processo mais rápido.

Abaixo deixo algumas sugestões para contornar esse problema:

• Otimizar suas consultas no Power Query para reduzir o volume de dados importado.
  • Utilizar agendamentos de atualização fora do horário de pico.
  • Considerar o uso de gateways bem configurados para melhorar a eficiência da conexão entre o Power BI e as fontes de dados. Para esse deixo como sugestão a leitura do artigo Atualizando seu relatório automaticamente no Power BI Service

Lembrando que cada cenário pode variar, então é importante monitorar e ajustar conforme necessário.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!