1
resposta

Velocidade e aceleração de variação dos dados

Fiquei com muita dificuldade nessa parte, pois não era boa em física na escola... para mim, aceleração e velocidade tem o mesmo sentido. Consegue me explicar um macete para diferenciar as duas coisas e não me embaralhar tanto na análise?

1 resposta

Oiii, como você está?

Peço desculpas pela demora em te responder.

Entendo sua dúvida! Vamos lá:

Velocidade é quão rápido algo se move. A gente descobre isso, na física e na análise de dados, calculando quanto espaço foi percorrido em um certo tempo - no caso das nossas análises, o espaço percorrido é o volume de vendas. Quanto mais espaço é percorrido, mais alta é a velocidade: quando estamos viajando numa rodovia, por exemplo, a 120km/h, poderemos chegar em outra cidade rapidinho. Mas se formos até essa mesma outra cidade por uma estrada de barro que exige que se dirija devagar, a 60km/h, vamos demorar o dobro do tempo para chegar, mesmo percorrendo o mesmo espaço.

aceleração é a mudança de velocidade ao longo do tempo. É o que se mede quando saímos de uma velocidade até outra. A aceleração só existe quando existe alteração na velocidade - e ela pode ser negativa, quando a velocidade diminui.

Na análise de dados, isso pode ser bastante útil. Em outro tópico o instrutor Daniel deixou mais alguns exemplos:

O cálculo de velocidade e aceleração podem ser muito úteis dependendo do negócio e da situação que você for analisar. Por exemplo, a velocidade é a taxa com que algum determinado valor cresce na medida que o tempo avança. Eu poderia utilizar essa taxa pra medir o quão rápido minhas vendas de camisetas estão crescendo ao longo de um ano.

Já a aceleração mede a taxa com que a velocidade varia. Certo, agora eu sei que eu tenho uma certa velocidade, mas será que essa velocidade é grande o suficiente quanto eu gostaria que ela fosse? Eu posso calculá-la e descobrir se eu quero aumentar a velocidade ainda mais das minhas vendas(investindo em divulgação, por exemplo) para alcançar uma taxa interessante.

Espero que tenha ficado um pouquinho mais claro! Caso as dúvidas persistam, não hesite em perguntar. Estou à disposição.

Abraço!