2
respostas

VBScript em Automação no Service Desk

Pessoal, boa tarde.

Trabalho na área de Service Desk e utilizamos um sistema parecido com o SCCM da Microsoft, chamado Kace, da empresa Quest.

O mesmo faz desde Gestão de Ativos quanto Gestão de Softwares, e hoje utilizamos um próprio processo de script dentro do Sistema, porém o mesmo é engessado, e não conseguimos utilizar muito bem.

Pensei em utilizar o mesmo com scripts em VBScript ou HTA Application, o que você me recomendam?

Lembrando que meu objetivo é instalar um software no computador de uma pessoa, que não tem nenhum conhecimento de TI (eu vou enviar algum "script" por esse sistema, que será instalado um programa, por exemplo, Google Chrome, e somente vou avisar ele no final do processo).

Agradeço desde já!

2 respostas

Bom dia! Eu aconselho a utilizar arquivos .bat. Que são comandos "cmd" e com ele você terá inumeras opções. Exemplo: Instalar o Chrome localmente.

Tenho o exe dele em downloads. Então dentro do meu .bat, ficaria assim: linha 1 = cd C:\Users\usu120\Downloads\ChromeSetup.exe linha 2 = ChromeSetup.exe

Isso a grosso modo. Na rede você mapearia assim: \192.168.1.50\ChromeSetup.exe

Com o .bat vc terá várias opções, caso por exemplo a máquina do usuário não tenha mapeado você pode mapear via command, etc.

Porque de .bat.: - Tudo o que você faz graficamente com mouse e teclas de atalho, via cmd (linha de comando) você consegue fazer. - Possibilita criar tarefas no Windows automáticas com o agendador de tarefas.

Usei de exemplo ambiente Windows, porém o ambiente Linux possibilita o mesmo.