14
respostas

VBox não reconhece formato do arquivo OWASP

Baixei o o arquivo OWASP Broken Web Apps-cl1 no link indicado, mas o arquivo (mais especificamente seu formato) não foi reconhecido pelo Virtual Box.

Segue o log do erro:

Could not get the storage format of the medium '/Users/xxxx/Downloads/OWASP_Broken_Web_Apps_VM_1.2.vmdk' (VERR_NOT_SUPPORTED).

Result Code: VBOX_E_IPRT_ERROR (0x80BB0005) Component: MediumWrap Interface: IMedium {4afe423b-43e0-e9d0-82e8-ceb307940dda} Callee: IVirtualBox {9570b9d5-f1a1-448a-10c5-e12f5285adad} Callee RC: VBOX_E_OBJECT_NOT_FOUND (0x80BB0001)

14 respostas

Oi Rodrigo, tudo bem? Você tá usando a mesma versão do virtualbox do curso? Pode ser uma incompatibilidade desse tipo sabe? Pelo que estou vendo, você tá usando Mac, não é isso?

Olá, Wanderson! Sim, tenho estudado com um Mac. E estava usando a versão mais recente do VBox. Achei estranho o erro porque consegui instalar o Kali sem problemas.

Então, se você criar uma máquina do zero ele vai criar o box normalmente e você vai conseguir instalar o Kali sim. Acho que você está tentando importar uma máquina, não? Desculpa, não vi as aulas ainda, estou tentando te ajudar sem ter visto...

Mas verei se for preciso, até mesmo pra testar o problema, eu não entendi foi em que momento deu erro, você tá importando a máquina ou coisa assim?

Oi, Wanderson! Como sou iniciante, não tenho certeza sobre a terminologia... Mas acho que estava tentando importar máquina. Pois a instrução era para instalar o VBox, baixar o arquivo do Kali e o do OWASP, e adicionar os dois ao VBox. A ideia era criar uma máquina de hacker e outra para ser hackeada - duas máquinas virtuais. O VBox reconheceu o arquivo do Kali, mas não o OWASP.

Hm, será que a imagem do OWASP não teve problemas durante o download? Você tentou baixar novamente? Vou tentar fazer esse import pra ver se tenho problemas também, enquanto isso, tenta baixar novamente por favor?

Baixei várias vezes. Numa delas, imaginando que pudesse ser algum problema relativo ao Mac, baixei o arquivo num laptop com windows e gravei num prendrive. Noutra vez, tentei alterar a extensão. Mas sempre deu no mesmo...

Caramba, essa é a primeira vez que vejo esse tipo de problema neste curso. Vou testar, tá bem? Desculpa a demora.

Oi Rodrigo, desculpa a demora, acabei de testar as VMs e consegui iniciá-las sem nenhum problema no Windows 7, usando o Virtualbox 6.

Você tentou novamente desde a última vez? Conseguiu?

Oi, Wanderson. Não tentei de novo. Quando eu testar, comunico o resultado. Obrigado!

Alguma novidade Rodrigo??

Oi, Wanderson! Tudo igual. Baixei novamente o arquivo (do link indicado na página do curso: https://drive.google.com/open?id=0BzmYQVmw4W7nSnh6S1QteEpaMTA), e o VBox simplesmente não o reconhece. Apresenta a seguinte mensagem: Failed to open the disk image file /Users/rodrigomajella/Downloads/OWASP_Broken_Web_Apps_VM_1.2.7z. Ao que tudo indica, o arquivo precisa ser descomprimido. Vou tentar isso.

Oi Rodrigo, é isso mesmo, na explicação tá dizendo que você descompacta o arquivo e importa a máquina que tá lá. Tem o nome do arquivo que é pra importar certinho lá na explicação.

Oi, Wanderson! Descomprimido, o arquivo gerou vários outros com extensão reconhecida pelo VBox. O problema todo foi burrice minha. Eu não conhecia essa extensão e não me ocorreu que correspondesse a uma compressão. Obrigado pela ajuda e desculpe tê-lo feito perder tempo com um problema tão simples. Abs!

Relaxa Rodrigo, se o problema foi resolvido, marca a resposta que te ajudou como solução do tópico e segue em frente com seus estudos.

Fica tranquilo que estou aqui pra te ajudar mesmo e isso não foi perca de tempo nenhuma. Sinto muito por não ter detectado o problema mais cedo e ter atrasado um pouco sua continuidade.

Abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software