Olá, Gustavo! Tudo bem?
É isso mesmo, quando aumentamos o trabalho em andamento, o lead time também tende a aumentar, porém não de maneira linear. Como foi explicado na aula, se olharmos apenas para a fórmula:
Lead Time = WIP / Throughput
ou
Throughput = WIP / Lead Time
Poderíamos questionar:
O WIP está no numerador desta fração, então se ele aumenta também estamos aumentando a vazão?
E a resposta é não, pois isso só seria válido caso o lead time permanecesse inalterado ou acompanhasse proporcionalmente o aumento no WIP. Na prática, o lead time tende a aumentar ainda mais, justamente porque uma maior quantidade de tarefas em andamento trazem maior complexidade, podendo atrapalhar a execução. A tabela apresentada neste exercício representa esse contexto:
Na primeira situação, tínhamos uma tarefa em andamento, a qual foi concluída após 8 dias, o que resultou em uma vazão de 0,125 tarefas/dia (isso significa que neste primeiro momento demoramos 8 dias para finalizar uma tarefa). Ao aumentar o WIP para dois, o lead time foi para 16, e a vazão continuou a mesma. Idealmente teríamos o Lead time crescendo 8 dias para cada tarefa acrescentada. Mas, ao chegar no WIP igual a três, vemos que esta progressão ideal já não é mais observada:
Em WIP = 3, o ideal seria um lead time de 24 (16 + 8 ), mas foi registrado um lead time de 26. Assim, pela primeira vez, a vazão diminuiu em relação a vazão obtida com WIP = 1. Com WIP = 4, o lead time aumenta mais ainda, por consequência a vazão diminui novamente. Isso ilustra que, na prática, quando aumentamos o WIP, o lead time aumenta em uma proporção ainda maior, fazendo com que a vazão (taxa de tarefas concluídas por um período) diminua.
Sobre sua dúvida:
"A vazão é medida de acordo com a progressão do andamento, e na prática ela pode diminuir, pois a equipe já terá uma média, e pode conseguir finalizar antes a entrega?"
A vazão é medida de acordo com o tempo que uma tarefa demora para ser finalizada (tarefas / unidade de tempo). Na prática, ela pode diminuir porque a equipe terá mais dificuldade em finalizar entregas quando existem muitas coisas sendo feitas ao mesmo tempo. Assim, uma vazão menor significa maior demora para acabar atividades, e não antecipação das entregas.
Fez sentido?
Esse comportamento depende de muitos fatores internos e externos, e pode ser diferente em cada equipe e ambiente analisado. Por isso é importante manter dados da sua equipe, e observar a evolução destas métricas para entender qual o ritmo de trabalho ideal em cada contexto.
Qualquer dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum!
Abraços e ótimos estudos!
Se esta resposta te ajudou, Gustavo, por favor,
marque como solução ✓. Bons estudos!