Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Vários produtos em um único time

Venho estudando SCRUM e metodologias ágeis e aprendi bastante coisa, mas uma única dúvida ainda está persistindo, O SCRUM funciona quando tenho uma equipe onde cada desenvolvedor está com um produto específico? Ou melhor, posso até ter um time de 3 pessoas em determinado produto, mas cada 1 faz todo o trabalho de ponta a ponta, ou seja, um determinado módulo de um sistema, cada desenvolvedor está fazendo o trabalho de ponta a ponta de determinada feature.

Se o SCRUM não cabe nessa situação, que outra metodologia ágil seria mais adequada?

4 respostas

Oi Rithyelle tudo bem?

Como é o mesmo produto pode sim. O que não poderia é ter 3 pessoas trabalhando em coisas totalmente distintas e que não se conectam no final. Na prática o dev team acaba se ajudando principalmente na hora que as dúvidas aparecem e em como conectar todo o trabalho.

Espero ter ajudado!!!

Bom, entendi!

Mas, no caso de um time mais dividido ainda. Vamos supôr, 5 devs fullstack, 5 módulos diferentes de determinado sistema. É impossível gerenciar com o SCRUM ou é possível mas não recomendado?

solução!

O SCRUM não impõe essas limitações. A única limitação sobre o assunto que ele impõe é que o dev team tem de ter 3 a 9 pessoas e todos trabalharem para entregar o mesmo produto.

Você pode aplicar o SCRUM sim! Mas é lógico nesse cenário o Scrum Master vai ter mais trabalho do que o cenário anterior. Se o Scrum Master ver que não vai dar conta aí o ideal seria criar 2 times Scrum com um Scrum Master em cada (trazer um novo Scrum Master nada de aproveitar alguém da equipe) e o PO pode ficar trabalhando nesses dois projetos sem problema nenhum.

Se existem outros métodos além do Scrum, sim existem. Temos o Feature Driven Development (FDD), eXtreme Programming (XP), Microsoft Solutions Framework (MSF), Dynamic System Development Model (DSDM), PMBOK Agile entre outros.

O Scrum é sem dúvida o mais popular seguido pelo PMBOK Agile que é uma vertente ágil do PMBOK ou o eXtreme Programming. Cabe a você decidir qual o melhor método que quer utilizar. No trabalho uso um Scrum adaptado onde não sigo todos rituais do Scrum. Já usei também PMBOK adaptado, e o Kaizen do Lean Manufacturing (esse puro no estilo Toyota mesmo) com os três atingi meus objetivos.

Acredito que o Framework de Projetos ideal é a gente que constrói pegando um pedacinho de cada ideia e criando algo que sirva para a equipe/empresa/cliente.

Perfeito! Entendi

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software