3
respostas

Vários conatiner com ips fixoe na mesma porta host

Pessoal me passaram uma tarefa para mim criar 8 servidores para dispor um serviço para a equipe de desenvolvimento.Normalmente eu faria 8 maquinas virtuais com IPs diferentes e uma porta específica, fornecida pela equipe (8101).Quero fazer 8 containers com IPs fixos e portas diferentes para se comunicar externamente(porta do host) pela porta 8101.Assim o pessoal de desenvolvimento acessaria os containers via ssh pela porta 8101.A dúvida é a porta do host local 8101 não ficar alocada apenas para um container? E isso impediria os outros containers se comunicarem externamente pela porta 8101 ? Apesar dos IPs dos containers diferentes. Como eu faria para que todos os containers docker fossem acessados externamente pela porta 8101 ?

3 respostas

Fala aí Kmjn28, blz?

Se você subir um container e mapear no host a porta 8101, nenhum outro container pode mapear essa porta. Pois ela vai estar em uso.

Não tem como dois serviços nos mesmo host subir na mesma porta. Só em portas distintas.

O que daria para tentar é achar alguém que faça um balanceamento de carga para você. Assim você sobe o load balancer na porta 8101 e os containeres em portas diferentes (por exemplo 8102 e 8103).

Dessa forma quem bater no seu host na porta 8102 o load balancer vai redirecionar para uma porta do seu container (ou a 8102 ou a 8103).

Para conseguir isso uma das formas possíveis é através de regras no firewall. Mas deve ter alguma ferramenta que faça esse serviço (eu desconheço).

Espero ter ajudado e bons estudos.

Fala aí Kmjn28, blz?

Se você subir um container e mapear no host a porta 8101, nenhum outro container pode mapear essa porta. Pois ela vai estar em uso.

Não tem como dois serviços nos mesmo host subir na mesma porta. Só em portas distintas.

O que daria para tentar é achar alguém que faça um balanceamento de carga para você. Assim você sobe o load balancer na porta 8101 e os containeres em portas diferentes (por exemplo 8102 e 8103).

Dessa forma quem bater no seu host na porta 8102 o load balancer vai redirecionar para uma porta do seu container (ou a 8102 ou a 8103).

Para conseguir isso uma das formas possíveis é através de regras no firewall. Mas deve ter alguma ferramenta que faça esse serviço (eu desconheço).

Espero ter ajudado e bons estudos.

Pois é! Agora lascou ! Em VMs eu conseguiria fazer isso ! Bom sabe o que vou fazer vou clonar a MV que tem o docker instalado e depois fazer as configurações de IPs fixos em cada uma e em seguida vou copiar o container na primeira VM , com o serviço já configurado, para as demais VMs. Assim eu vou ter os 8 servidores(containers) todos nas portas 8101 como solicitado ,mas em VMs diferentes, e vou ver o que ganho com isso rs!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software