Entendi os conceitos a seguir: git reset HEAD index.html E/OU: git checkout -- index.html, para desfazer as alterações p/ um arquivo. Agora, digamos que, vários arquivos foram alterados e quero desfazer, teria como desfazer todos de uma única vez?
Entendi os conceitos a seguir: git reset HEAD index.html E/OU: git checkout -- index.html, para desfazer as alterações p/ um arquivo. Agora, digamos que, vários arquivos foram alterados e quero desfazer, teria como desfazer todos de uma única vez?
Olá, Danilo! Tudo bem?
De início, peço desculpas pela demora em retornar.
Para desfazer vários arquivos ao mesmo tempo, podemos utilizar duas estratégias, as quais servem tanto para o git reset HEAD
, quanto para o git checkout --
:
1 - Passar diretamente o comando, sem definir quais arquivos de fato deseja desfazer:
git reset HEAD
git checkout --
Assim, todos os arquivos do nosso repositório que estão no stage (momento posterior ao git add
e que antecede o git commit
) voltaram para o estágio inicial com o git reset HEAD
. Na mesma linha de raciocínio, todos os arquivos do repositório terão suas modificações desfeitas após o uso dogit checkout --
.
2 - Explicitar quais arquivos desejamos desfazer: após digitarmos o comando, podemos escrever em quais arquivos queremos que ele atue, como nos exemplos abaixo:
git reset HEAD arquivo1.html arquivo2.html
git checkout -- arquivo1.html arquivo2.html
Agora, ao invés de lidarmos com todos os arquivos do nosso repositório, estaremos focados em somente alguns, como pode ser visto acima. Caso tivéssemos “arquivo1.html”, “arquivo2.html” e “arquivo3.html”, somente os dois primeiros teriam suas modificações desfeitas.
Por meio destas duas alternativas, conseguimos manipular as modificações feitas em mais de um arquivo. O uso desses comandos depende do contexto que estamos. Se tivéssemos que desfazer as alterações de todos os arquivos que trabalhamos, o primeiro método seria mais eficiente. Por outro lado, caso fosse necessário desfazer somente dois de cinco arquivos, por exemplo, a segunda maneira seria a melhor!
Danilo, espero que tenha compreendido minha explicação. Fico à disposição para ajudá-lo caso surjam dúvidas ao longo dos seus estudos.
Até mais!