Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Variável que atualiza automaticamente o seu valor

Olá, estou desenvolvendo um conversor de moedas que transforma o valor em reais para a respectiva quantidade em dólares. Ao desenvolver o código javascript, declarei o valor do dólar daquele dia:

const cotacaoDolar = 5.33;

Porém, o dólar sofre uma variação diária, o que torna necessário que o valor da constante seja mudado de maneira insustentável. Gostaria de saber se é possível, e se sim como, declarar essa variável de forma que ela atualize automaticamente o seu valor de acordo com o valor do dólar naquele momento.

3 respostas

Olá, tem sim, substitua const por let, porque uma const uma vez declarada, seu valor não pode ser alterado durante o código. Caso tente alterar, você terá um erro:

Código javascript:

código de exemplo

Erro:

Erro retornado a partir do código de exemplo

Espero que ajude :)

solução!

Eae Gabriel blz? Olha é possível sim, e a maneira de se fazer isto se chama: Consumindo uma API. Basicamente este valor do dólar você iria consultar de uma outra fonte, externa ao seu site, e sempre que essa fonte externa muda o valor do dólar, como o seu site está monitorando essa fonte externa, ele também é atualizado. Eu não sei qual o seu nível em programação, mas isto já um conteúdo um pouco mais intermediário. Se você está no começo, não se preocupe neste momento com isso, mas saiba que da para fazer isto sim, e mais pra frente você vai ouvir muito sobre consumir API e tudo mais.

Algo que da para fazer, que é mais iniciante, é toda vez que o seu site for aberto, você perguntar através de um input ou de um prompt, qual o preço do dólar neste momento. A pessoa colocaria o valor, e você usaria este valor na variável para fazer o que quer que seja com ele. Mas isto requer uma resposta do usuário para acontecer, e não sei se ficaria legal e alinhado com o objetivo do site. De maneira automática seria com o uso da API mesmo.