1
resposta

Variáveis quantitativas contínuas

Quantas casas após a vírgula uma varável precisa ter para ser considerada contínua? porque o exemplo de "Altura" dado em aula mostra uma variável com 9 casas depois da vírgula, mas eu entendo que 'altura' pode ter infinitos valores, diferente de renda onde o detalhamento máximo vai até centavos

1 resposta

Oi Pedro!

A quantidade de casas decimais não é exatamente o que define se uma variável é contínua ou não. O que define uma variável como contínua é a possibilidade de ela assumir qualquer valor dentro de um intervalo. Por exemplo, a altura de uma pessoa pode ser 1,70 metros, 1,702 metros, 1,7023 metros, e assim por diante. Essa é uma característica das variáveis contínuas, elas podem assumir um número infinito de valores dentro de um intervalo.

No caso da renda, apesar de no nosso dia a dia usarmos apenas duas casas decimais (os centavos), em teoria, a renda também pode ser considerada uma variável contínua. Isso porque, dependendo do contexto, pode ser necessário usar mais casas decimais. Por exemplo, se estivermos falando de renda em Bitcoin, aí sim teríamos várias casas decimais.

Portanto, a quantidade de casas decimais é mais uma questão de precisão da medida do que uma característica que define se a variável é contínua ou não.

Espero ter ajudado e um ótimo Natal!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software